terça-feira, 28/05/2024
InícioGeralAquecimento global encolhe a camada externa da atmosfera

Aquecimento global encolhe a camada externa da atmosfera

Em um sinal dos efeitos disseminados do aquecimento global, as emissões de dióxido de carbono estão resfriando e fazendo encolher a camada mais externa da atmosfera, onde orbitam a Estação Espacial Internacional (ISS) e satélites, informam cientistas.

O afinamento da termosfera, que começa a cerca de 100 km de altitude e se estende até 650 km, reduz o atrito com as naves espaciais em órbita, mantendo-as no céu por mais tempo. O lado ruim disso é que o lixo espacial também dura mais, e se torna uma ameaça maior.

“É como uma faca de dois gumes”, diz o cientista do Centro Nacional de pesquisa Atmosférica, Stanley Solomon, ao apresentar os novos resultados, numa conferência da União Geofísica Americana.

Usando uma sofisticada simulação de computador, Solomon e sua equipe estimaram que a densidade do ar na atmosfera externa caiu cerca de 5% nas últimas três décadas, e poderia diminuir 40% até o final do século.

Saber como a parte da atmosfera mais distante do solo reage aos níveis de dióxido de carbono poderá ajudar a Nasa a planejar melhor seus lançamentos ao espaço e as necessidades de combustível das naves.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dois × 1 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes