“É o tipo de aniversário que pouca gente comemora simplesmente por desconhecer que o Estado de Mato Grosso nasceu no dia 9 de maio de 1748. Cuiabá foi fundada em 8 de abril de 1719, e pertencia a capitania de São Paulo; com o desligamento de São Paulo, surge Mato Grosso, e Cuiabá, então com 29 anos, adota o futuro grande estado”.
Sábias palavras do cuiabano doutor Gabriel Novis Neves, além de fundador e primeiro reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, ex-secretário de Estado, sempre médico e mestre.
A data é reconhecida oficialmente no calendário estadual por força da Lei nº 8007/2003, proposta pelo então deputado João Antonio Cuiabano Malheiros e aprovada pela Assembleia Legislativa.
A Lei obriga o Poder Público a realizar ações cívico-educativas em celebração à efeméride.
INTERIORIZAÇÃO
Ao tempo em que se comemora o aniversário de Mato Grosso, o Parlamento tem buscado levar as ações institucionais ao interior do Estado, por meio de audiências públicas e, especialmente, do programa “Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo”, o qual possibilitará aos parlamentares definir as principais demandas dos municípios mato-grossenses e, a partir daí, traçar estratégias para as soluções possíveis.
“O projeto Assembleia Itinerante visa aproximar o Poder Legislativo da sociedade, com serviços de cidadania e assistência social por meio do mutirão, discussão política em reuniões com prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e empresariais”, explica o presidente da Casa, deputado Guilherme Maluf (PSDB).
Ano passado, o programa aconteceu nas cidades de Comodoro e Rondonópolis. Este ano, foi realizado em Sinop e Tangará da Serra.
Nesta semana, na esteira das comemorações aos 149 anos de Várzea Grande – fundada aos 15 de maio de 1867 pelo então presidente da província de Mato Grosso, brigadeiro José Vieira Couto de Magalhães -, a Assembleia Itinerante vai à “Cidade Industrial”, na sexta (13) e no sábado (14).
EXPOSIÇÃO
“O nome Mato Grosso foi cunhado pela primeira vez pelos irmãos Fernando e Artur Paes de Barros em 1734 quando, à caça dos índios Parecis, descobriram uma jazida aurífera às margens do rio Galera, no Vale do Guaporé e chamaram o lugar de Minas do Mato Grosso”, lembra a servidora Ísis Catarina Martins Brandão, do Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL).
Por ocasião do aniversário de Mato Grosso, o IMPL realiza, a partir desta segunda-feira (09), exposição iconográfica referente aos governadores do Estado, no período compreendido entre 1966 e 2010 – de Pedro Pedrossian a Blairo Maggi. A mostra estará aberta à visitação pública no espaço Ganha Tempo da Praça Ipiranga, em Cuiabá, até o próximo dia 20.