sábado, 27/04/2024
InícioEconomiaAtividade econômica brasileira recua 0,1% em 2009, aponta Serasa Experian

Atividade econômica brasileira recua 0,1% em 2009, aponta Serasa Experian

A atividade econômica brasileira caiu 0,1% em 2009, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (Produto Interno Bruto Mensal) divulgado nesta quinta-feira.

Segundo a Serasa, contribuíram para a queda os recuos de investimentos (9,5%) e de exportações de bens e serviços (10,4%). As importações de bens e serviços recuaram 11,9% no ano passado.

Também pesaram sobre a atividade econômica, de acordo com os especialistas, as quedas de 6,1% na produção agropecuária e de 5,3% na indústria. “A queda só não foi maior porque o setor de serviços encerrou o ano de 2009 com avanço de 2,7%”, aponta a empresa.

Já em relação a dezembro de 2008, a atividade econômica cresceu 7,6%, a maior taxa desde julho de 2008. Houve alta de 21,1% na formação bruta de capital fixo e de 9,2% no consumo das famílias. De acordo com os economistas, em função da crise financeira internacional, as bases de comparação destas duas categorias encontravam-se bastante fragilizadas. Destacou-se também a alta de 14,4% registrada na indústria.

Na série com ajuste sazonal, o indicador cresceu 1,3% em dezembro de 2009 em comparação com novembro. Com o resultado, a média móvel trimestral das variações mensais anualizadas passou de 7,3% em novembro de 2009 para 9,9% em dezembro, confirmando a trajetória aceleração do crescimento econômico brasileiro ao final do ano de 2009.

U.Seg

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

cinco × cinco =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes