segunda-feira, 29/04/2024
InícioMundoBagdá tem toque de recolher após condenação de Saddam

Bagdá tem toque de recolher após condenação de Saddam

Bagdá e duas províncias de maioria sunita estão sob toque de recolher de 24 horas nesta segunda-feira (6) devido à condenação à morte de Saddam Hussein por crimes contra a humanidade.

Funcionários do governo afirmaram que a medida deve continuar indefinidamente. Saddam foi condenado nesse domingo (5) pelo Supremo Tribunal Iraquiano por ordenar a execução de 150 xiitas na cidade de Dujail após uma tentativa de assassinato do ex-ditador.

Celebrações isoladas da sentença do ex-ditador continuaram nas regiões do país de maioria xiita, onde não houve toque de recolher. Bagdá, que tem uma população mista de xiitas e sunitas continuava calma, apesar dos escritórios no aeroporto internacional estarem fechados. Poucos carros e pedestres eram vistos nas ruas.

Um porta-voz do Ministério do Interior creditou o toque de recolher à violência em torno do anúncio do veredicto, entre celebrações dos xiitas e protestos por parte dos apoiadores de Saddam em Tikrit, sua cidade natal. “Precisamos ficar de guarda para qualquer tipo de resposta dos apoiadores de Saddam”, afirmou o brigadeiro Addel Karim Khalaf. Ele afirmou que as medidas de emergência devem ser suspensas na manhã desta terça-feira (7).

Em Hillah, de maioria xiita, ao sul de Bagdá, aproximadamente 500 pessoas caminharam pelas ruas carregando cartazes denunciando o ex-ditador, acusado da morte de milhares de xiitas após um levante em 1991. “Sim, sim para o veredicto, que esperávamos há muito tempo”, cantou a multidão composta em sua maioria por estudantes e funcionários do governo.

Evidenciando a crescente divisão entre xiitas e sunitas, aproximadamente 250 manifestantes pró-Saddam tomaram as ruas de Baqouba, de maioria sunita, a oeste de Bagdá. Eles foram dispersados por soldados iraquianos, por terem rompido o toque de recolher na província. Não há relatos de mortos ou feridos. Outros 400 manifestantes caminharam por Samarra, ao norte de Bagdá, contra o veredicto, e pedindo a saída do primeiro-ministro xiita Nouri al-Maliki, que pediu pela execução do ex-presidente.

A violência sectária continua apesar das medidas de segurança extraordinárias, que implicaram no aumento das tropas em Bagdá, e da criação de mais postos de controle. Os corpos de 50 vítimas de assassinato foram encontrados ontem, sendo a maioria em Bagdá segundo o tenente Thaer Mahmoud.

O toque de recolher foi temporariamente suspenso em Tikrit para permitir que os moradores fizessem compras. Multidões raivosas se reuniram na cidade ontem segurando retratos de Saddam e entoando coros prometendo vingar sua execução.

AE

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

quatro × três =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes