A aprovação no Senado dos Estados Unidos do projeto de lei que visa punir a China por manipular sua moeda é “uma distorção grave das regras da OMC”, declarou nesta quarta-feira o ministério chinês das Relações Exteriores. “É uma distorção grave das regras (da Organização Mundial do Comércio), que não vai resolver os problemas da economia e do desemprego” nos Estados Unidos, mas que “bloqueará os esforços em prol de uma forte recuperação no mundo”, destaca o site do ministério.
“O Senado americano criou uma verdadeira bomba-relógio capaz de provocar uma guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo”, estimou a agência oficial Nova China. “Como no passado, o Senado optou pelo remédio equivocado para curar um problema econômico crônico” nos EUA, afirmou a agência, em referência ao superávit comercial chinês com os Estados Unidos.
Os senadores americanos “fazem da China um bode expiatório dos problemas internos do país antes das eleições presidenciais do próximo ano”, denuncia a agência.
O Senado americano aprovou nesta terça-feira um projeto que busca penalizar a China por manipular o valor do iuane para inflar suas exportações. Com o projeto, os senadores buscam levar o Tesouro a acusar formalmente Pequim de manipular sua moeda, e prevêem sanções.
AFP/TERRA