quarta-feira, 15/05/2024
InícioMundoChina diz que repressão na Praça da Paz Celestial foi "política correta"

China diz que repressão na Praça da Paz Celestial foi “política correta”

Ministro chinês da Defesa afirma que governo adotou medidas para ‘deter turbulências’ maiores e isso ajudou no desenvolvimento do país

A repressão aos protestos na Praça da Paz Celestial (Tiananmen) de Pequim, em 1989, foi a “política correta”, afirmou neste domingo o ministro da Defesa da China. Em raro menção à ofensiva do Exército contra o movimento de estudantes pró-democracia, o ministro argumentou que o governo agiu para “deter turbulências”. 

“Este incidente foi uma turbulência política e o governo central da China adotou medidas para deter as turbulências, o que é uma política correta”, afirmou o general Wei Fenghe durante o fórum regional de segurança Diálogo de Shangri-La, em Cingapura.

A próxima terça-feira marca os 30 anos dos grandes protestos liderados por estudantes que pediam mais voz no sistema político. Eles ocuparam a praça que é o centro do poder em Pequim durante seis semanas. Surpreendido e enfraquecido por divisões internas, o Partido Comunista demorou a responder aos protestos. Em 4 de junho, tropas mobilizadas no interior do país invadiram a praça, expulsando os manifestantes. O número de mortos é calculado entre 300, como reconhecido pelo governo, e mais de 2 mil.

Na China, virou um tabu discutir sobre o movimento e a repressão . Depois do massacre, o regime deu continuidade a seu programa de reformas econômicas, que beneficiou a grande maioria dos chineses. Nesse contexto, os chineses vivem entre a negação e o pragmatismo . Quem sofreu a violência não esquece a dor, mas a China seguiu em frente, e a maioria parece não ver sentido em olhar para trás — ou está ocupada demais tentando enriquecer.

Em um discurso para ministros da Defesa, militares de alta patente e especialistas, o general Wei questionou neste sábado por que a comunidade internacional sempre diz que a China “não administrou o incidente de forma correta”.

“Estes 30 anos demonstraram que a China viveu grandes mudanças”, afirmou ele, antes de acrescentar que, graças à ação do governo, o país “goza de estabilidade e desenvolvimento”.

Link deste artigo:https://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

onze − 5 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes