segunda-feira, 29/04/2024
InícioCidadeChove forte em Mato Grosso, alerta Defesa Civil

Chove forte em Mato Grosso, alerta Defesa Civil

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de temporais isolados com chuva forte às defesas civis dos Estados do Amazonas, Acre, Mato Grosso, Pará e Rondônia.

Neste dia 29, áreas de instabilidade tropicais dão origem a nuvens carregadas e profundas que provocam pancadas de chuva no Acre. Alerta-se que, em alguns momentos, essas pancadas de chuva podem ser de forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas, especialmente no sul do Estado.

Ainda neste dia 29, as áreas de instabilidade tropicais mantêm as condições de pancadas de chuva no centro-norte do Mato Grosso. Alerta-se que, em alguns momentos, estas pancadas de chuva podem ser de forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento de 40 a 50 km/h. Na sexta-feira e sábado (30/11 e 01/12), persiste o risco de chuva forte com descargas elétricas e rajadas de vento em todo o Estado.

Entre os dias 29 a 01 de dezembro, áreas de instabilidade tropicais dão origem a nuvens carregadas e profundas que provocam pancadas de chuva em boa parte do Amazonas, do Pará e de Rondônia. Alerta-se que, em alguns momentos, estas pancadas de chuva podem ser de forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento de 40 a 50 km/h, no centro-leste e sul do Estado do Amazonas, centro-sul do Pará e em todo o Estado de Rondônia.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitarem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. O alerta preventivo emitido para o Estado do Acre é baseado em informações do Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Os demais alertas são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Cptec.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

2 × 1 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes