quinta-feira, 23/05/2024
InícioCidadeChuva surpreende e traz prejuízos aos produtores de milho

Chuva surpreende e traz prejuízos aos produtores de milho

As chuvas ocorridas esta semana em Mato Grosso, que ao contrário do ano passado vieram mais cedo, surpreenderam os produtores do estado. Em 2008 somente a partir da segunda quinzena de setembro é que as chuvas chegaram, dando tempo de concluir a colheita da segunda safra de milho, armazenada a céu aberto. Este ano, no entanto, cerca de 500 mil toneladas do produto ainda estão nas lavouras ou estocadas a céu aberto, aguardando os leilões da Conab através do Programa de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) do Ministério da Agricultura.

No final de julho a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) formalizou pedido ao Ministério da Agricultura e alertou que havia uma situação de risco quanto à falta de espaço para armazenar a safra de milho. Agora, muitos armazéns estão tendo que secar novamente o milho molhado pela chuva ou transferir o produto para outras unidades, num processo que vai elevar ainda mais o custo de produção.

“O mais angustiante é que, diante de um cenário de estoques elevados e safra em níveis normais, o governo ainda tente elevar os níveis de produtividade das principais culturas no país, o que é, sem dúvida nenhuma, um enorme contra-senso” disse o presidente da Federação, Rui Prado. Para ele, o governo não pode ignorar fatores como relações de mercado, estoque, demanda e macroeconomia, e exigir que o produtor rural desconsidere a viabilidade e produza em níveis negativos para que não tenha sua propriedade expropriada. “Quando se tenta fazer prevalecer os interesses de algumas categorias a qualquer custo, alguém inevitavelmente vai pagar a conta, e nesse caso, quem está pagando a conta é o produtor rural”, destacou Prado.

Elisete Mengatti / Cleber Gellio

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dois × 2 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes