quinta-feira, 16/05/2024
InícioSaúdeCientistas já estão próximos para conseguirem a cura da AIDS

Cientistas já estão próximos para conseguirem a cura da AIDS

Uma descoberta de cientistas americanos está criando grandes expectativas aos que sonham com a cura da Aids. Pesquisadores ligados aos Institutos Nacionais de Saúde do governo dos Estados Unidos criaram a imagem detalhada de uma porção da proteína que reveste o vírus HIV, no momento em que está ligada a um anticorpo.

Diferentemente da maior parte do vírus, que sofre mutações constantes, essa proteína é estável e, mais importante, segundo os pesquisadores, parece vulnerável ao ataque de um anticorpo conhecido como b12, que é capaz de neutralizar o HIV. O próximo passo dos cientistas é descobrir como este ataque do b12 pode ocorrer.

Em 1998, os mesmos cientistas envolvidos nesse trabalho fizeram as primeiras imagens dessa proteína, chamada de gp120. Agora, em um feito maior ainda, eles mostraram exatamente como ela se liga a uma outra, a CD4, que existe em nossas células de defesa. É essa ligação que permite que o vírus contamine e destrua o sistema imunológico.

A descoberta da estrutura vulnerável do vírus e do anticorpo que a afeta poderá facilitar o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus da Aids. Segundo o principal cientista envolvido no projeto, Peter Kwong, “quanto mais aprendemos sobre o HIV, mais vemos quantos níveis de defesa o vírus tem contra ataques do sistema imunológico”. Por exemplo, o HIV não apenas sofre mutações rápidas – o que frustra as tentativas do sistema imunológico de identificá-lo – como também é revestido por moléculas que evitam que os anticorpos bloqueiem as proteínas que o vírus usa para se fixar nas células que ataca.

O autor do estudo, Tongqing Zhou, explicou que o fracasso de muitas vacinas e a identificação de muitos mecanismos que permitem que o HIV engane o sistema imunológico humano fez muitos pesquisadores acreditarem que uma vacina de sucesso é um sonho impossível. Porém, ele diz que as últimas descobertas indicam que o sonho não é impossível.

Uma vacina eficiente contra o HIV provavelmente precisará induzir a formação de anticorpos capazes de detectar e destruir diversas versões do vírus. O b12 é um desses anticorpos especiais.

FU

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

treze + 20 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes