terça-feira, 14/05/2024
InícioMundoCoreia do Norte pede a Trump mudança na relação política

Coreia do Norte pede a Trump mudança na relação política

O governo da Coreia do Norte mandou um recado nesta quinta-feira para o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Pyongyang advertiu que o futuro governo ter&aacute de lidar com um Estado nuclear, e chamou as tentativas americanas de impedir a nucleariza&ccedil&atildeo do pa&iacutes asi&aacutetico de ilus&atildeo obsoleta.

Se h&aacute algo que o governo de Barack Obama fez (&hellip.) foi colocar em grave perigo a seguran&ccedila do continente americano, afirma o jornal do partido &uacutenico do pa&iacutes em um editorial. Lega ao novo governo a carga de fazer frente ao Estado nuclear de Juche, completa o jornal oficial Rodong Sinmum, em refer&ecircncia &agrave doutrina ideol&oacutegica norte-coreana centrada na no&ccedil&atildeo de autossufici&ecircncia. O jornal n&atildeo cita o nome de Donald Trump.

Alguns especialistas pedem, h&aacute algum tempo, uma mudan&ccedila no tratamento de Washington a Pyongyang. O coordenador do servi&ccedilo de intelig&ecircncia americano, James Clapper, afirmou no fim de outubro que tentar convencer o governo norte-coreano a renunciar ao programa nuclear &eacute algo fadado ao fracasso. Durante a gest&atildeo Obama, Washington se mostrou inflex&iacutevel na postura de rejeitar uma Coreia do Norte nuclear, condicionando qualquer di&aacutelogo a um compromisso, com possibilidade de comprova&ccedil&atildeo, do pa&iacutes com desnucleariza&ccedil&atildeo.

O jornal oficial norte-coreano cita os coment&aacuterios de James Clapper para afirmar que existe um consenso geral para aceitar a Coreia do Norte como Estado nuclear. As autoridades americanas devem tomar nota das declara&ccedil&otildees de Clapper. As esperan&ccedilas americanas de desnucleariza&ccedil&atildeo da Coreia do Norte s&atildeo uma ilus&atildeo obsoleta.

Donald Trump n&atildeo explicou durante a campanha qual ser&aacute sua pol&iacutetica espec&iacutefica para a Coreia do Norte, mas deu a entender que estava aberto a estabelecer negocia&ccedil&otildees com o regime norte-coreano de Kim Jong-un. Se viesse aqui, aceitaria, afirmou em junho a simpatizantes em Atlanta. Desde seu primeiro teste nuclear, em 2006, a Coreia do Norte sofreu cinco s&eacuteries de san&ccedil&otildees da ONU. Depois do quinto teste nuclear, realizado em setembro, o Conselho de Seguran&ccedila da ONU debate novas san&ccedil&otildees.

&nbsp

&nbsp

&nbsp

&nbsp

Veja.Com

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezoito + oito =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes