domingo, 28/04/2024
InícioCidadeCuiabá recebe nesta quarta Seminário Itinerante de Economia da Cultura

Cuiabá recebe nesta quarta Seminário Itinerante de Economia da Cultura

A Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso (Ação Cultural), instituição que atua há uma década na gestão da cultura, formação e preservação do patrimônio cultural do Estado traz para Cuiabá o Seminário Itinerante de Economia da Cultura, que será realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC), a Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O evento será realizado no dia 07 de abril, no Palácio da Instrução, também conhecido como Biblioteca Estevão de Mendonça, e faz parte da programação destinada a região Centro-Oeste, Norte e Nordeste para capacitação, formação e diálogo a respeito da Cultura em seu contexto econômico. O Seminário tem em seu público-alvo profissionais de diversas esferas dos setores socioculturais, públicos, privados e da sociedade civil, além de economistas, administradores, sociólogos, comunicadores, turismólogos, arquitetos e urbanistas, profissionais de relações internacionais, estudantes e interessados em geral.

Entre os principais objetivos do evento está o de oferecer aos agentes públicos, privados e da sociedade civil que atuam ou têm interesse em atuar nas esferas culturais e sociais na localidade, uma visão panorâmica da economia da cultura como fator de desenvolvimento econômico, conciliando os mundos econômico e cultural. Além disso, contribuir para a ativação e a operacionalização de programas, projetos e ações socioculturais, enfatizando seu potencial propulsor do desenvolvimento socioeconômico regional e nacional serão pontos tocados pelos palestrantes.

A importância do evento se dá em função de a Economia da Cultura vir crescentemente desempenhando um papel fundamental para lançar os alicerces de uma estratégia alternativa de desenvolvimento socioeconômico, investindo em nossos valores, em nossa criatividade, na imagem do país, internamente e no exterior, e na geração de emprego, renda e inclusão sociocultural. Desta forma o evento cumpre a tarefa de responder às necessidades de conscientização, promoção de reflexões e debates acerca do tema, que visem, ainda, o incentivo à implementação de ações culturais mediante investimento organizacional público e privado, a partir da aplicação de métodos, índices e ferramentas da economia, em interação com processos e metodologias profissionalizadas na área de gestão cultural.

Cada seminário será estruturado em três mesas redondas, compostas por um especialista nacional e três representantes locais, de modo a garantir o maior leque possível de relatos de experiências, por parte de um e a necessária tradução para o contexto local, por parte do outro. Em Cuiabá, Justino Astrevo, secretário-adjunto de Estado de Cultura, Viviene Lozi, coordenadora da Ação Cultural – Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso, e Karina Santiago, do Centro Esportivo e Cultural Cufa Cuiabá – Ponto de Cultura Pixaim, serão os representantes mato-grossenses.

SEMINÁRIO

O projeto nasceu por iniciativa da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC), por sugestão e com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A proposta dos encontros é promover a conscientização acerca do potencial de desenvolvimento que a economia da cultura pode aportar às três regiões do país que têm sido menos favorecidas pelos debates em economia da cultura: Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Em cada região serão contempladas três capitais, articulando potenciais agentes envolvidos nesse processo e contribuir para lançar as bases de um programa nos estados voltado a esse tema.

Lançamento de livro – Além das mesas, debates e capacitação no evento, o público poderá conferir o lançamento do livro “Economia da Cultura – ideias e vivências”, patrocinado pelo BNDES e atualmente também disponível gratuitamente no site http://www.gestaocultural.org.br/pdf/economia-da-cultura.pdf.

Trata-se de uma coletânea de textos desenvolvidos a partir dos conteúdos das dez aulas ministradas no curso de extensão em Economia da Cultura, promovido pela Universidade Cândido Mendes, em convênio com a Associação Brasileira de Gestão Cultural em 2008, com coordenação acadêmica da Profª. Ana Carla Fonseca Reis e coordenação executiva da Profª. Kátia de Marco. A publicação traz artigos dos professores e de seus convidados, cujos textos versam acerca de casos ilustrativos aos temas de cada aula.

Serviço:

Seminário Itinerante de Economia da Cultura – BNDES/ABGC

Cidade: Cuiabá/MT

Data: 07/04/2010

Local: Palácio da Instrução

Carga horária: 7h

Programação

13h – Recepção e credenciamento.

13h30 – Abertura

13h45 – Mesa I – A Cultura no cenário brasileiro – contexto e futuro – Kátia de Marco (ABGC e UCAM) Visão ampliada da cultura na atualidade / a intensificação do diálogo entre cultura, desenvolvimento e sustentabilidade / o potencial econômico da cultura / a profissionalização dos setores culturais e a importância organizacional nas ações e instituições culturais/ o impacto das novas tecnologias na produção, na distribuição e consumo culturais.

14h30 – Palestra com Justino Astrevo – Secretário-adjunto de Estado de Cultura.Debate com o público.

15h15 – Mesa II – Economia da cultura – uma abordagem prática – Leandro Valiati (UFRGS) Traduzindo e descomplicando a economia / princípios e conceitos básicos de economia reconhecidos no dia-a-dia e aplicados ao campo cultural/ o papel das esferas pública e privada e à sociedade civil/ experiências de conscientização, formação e capacitação em economia da cultura, já desenvolvidas no Brasil /a inserção estratégica da economia da cultura nas políticas culturais.

16h – Palestra com Karina Santiago – Coordenadora CUFA Cuiabá. Debate com o público

17h – Mesa III – Economia da cultura e desenvolvimento – estratégias nacionais e panorama regional – Ana Carla Fonseca Reis (ONU e Garimpo de Soluções) Economia, cultura e desenvolvimento – conceitos complexos e entrelaçados/ a interação desses conceitos como estratégia para o desenvolvimento sustentável dos estados / como os instrumentos e marcos regulatórios contribuem para maximizar os resultados das ações culturais / visão da economia da cultura de forma sistêmica, considerando especificidades locais e fluxos internacionais de bens e serviços culturais / a tensão gerada pelos direitos de propriedade intelectual, em especial em regiões nas quais há uma profusão de saberes e fazeres culturais tradicionais /o papel do turismo cultural e da economia criativa nessa discussão.

17h45 – Palestra com Viviene Lozi – Coordenadora do Pontão Ação Cultural em Rede. Debate com o público

18h 30 – Lançamento do livro: Economia da cultura – ideias e vivências.

Organizadoras: Ana Carla Fonseca Reis e Kátia de Marco Autores: Adair Rocha; Ana Carla Fonseca Reis; Carlos Frederico Barros, Cristina Lins, Eliane Costa, Fabio Ferreira; Heliana Marinho; Ivan Lee; José Arnaldo Deutscher; Kátia de Marco; Leandro Valiati; Lia Calabre; Luiz Carlos Prestes; Marcos Mantoan; Paulo Miguez; Rita Pinheiro Machado; Sydney Sanches; Tânia Pires.Editora: e-livre , RJ

19h30 – Encerramento

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

quinze − dois =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes