sábado, 27/04/2024
InícioCidadeDefensoria pede que Justiça suspenda decreto municipal que reabriu comércio de Várzea...

Defensoria pede que Justiça suspenda decreto municipal que reabriu comércio de Várzea Grande

Decreto municipal no. 25, publicado na última terça-feira (7), autorizou o funcionamento do comércio em geral em Várzea Grande. O município já registrou seis casos de Covid-19 até o dia (12), segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT)

A Defensoria Pública de Mato Grosso entrou com uma ação civil pública (ACP) contra a Prefeitura de Várzea Grade na última quarta-feira (8), com pedido de tutela de urgência, para que seja suspenso o decreto municipal no. 25, que autorizou o funcionamento do comércio em geral, varejista ou atacadista, tais como lojas de produtos para casa, embalagem, papelaria, feiras livres, cafés e lojas de conveniência.

O decreto municipal, publicado na terça-feira (7), possibilitou a retomada do atendimento dos estabelecimentos comerciais em 50% no dia seguinte (8), o que deu margem a uma grande aglomeração de pessoas nas ruas, sem equipamentos de proteção individual, inclusive pessoas que estão nos grupos de risco, segundo noticiou a imprensa local.

“Isso é simplesmente inaceitável, diante do cenário em que estamos vivendo”, afirmou a defensora Cleide Nascimento, coautora da ação, ao lado do defensor Marcelo Leirião.

De acordo com a ACP, além de afrontar o bom senso, o decreto é inconstitucional, em sentido oposto ao que apregoa o decreto estadual sobre o mesmo tema. Até ontem (12), foram registrados 6 casos de Covid-19 no município, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

O município de Várzea Grande, segundo a ação, ultrapassou os limites das normas de competência comum, oportunizando a abertura de grande parte do comércio local, contra as orientações das autoridades sanitárias no sentido do distanciamento social para que o número de infectados pelo novo coronavírus não resulte num verdadeiro colapso nos serviços de saúde.

“A população da comarca, ante a permissividade, viu-se livre para frequentar a região central da cidade, provocando, com isso, inconteste e desnecessária aglomeração. Outrossim, há que ser considerado que empresas não autorizadas a reabrirem suas portas, valendo-se do novo decreto, retomaram as atividades, tais como lojas de roupas, óticas, dentre outras e, por ora, não há qualquer atuação municipal para coibir a oferta de tais serviços”, diz trecho da ACP.

A ação solicita ainda a condenação do poder público municipal para que a Prefeitura, na edição de futuros decretos, atenha-se à sua atribuição como ente federado, respeitando, no tocante aos serviços essenciais, o disposto nos decretos federais no. 10.282 e 10.291, e no decreto estadual no. 432, todos de 2020. Foi fixado o valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) à causa.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

1 × quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes