terça-feira, 14/05/2024
InícioPolíticaDeputado propõe CPI para investigar a Unemat

Deputado propõe CPI para investigar a Unemat

O deputado estadual Percival Muniz (PPS) sugeriu em sessão, a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os recursos repassados pelo Estado para Unemat e as causas do “fiasco” que foi o concurso público do Estado, que deveria ser realizado no último domingo, dia 22, mas acabou sendo cancelado pelo governo do Estado devido os problemas logísticos e as suspeitas de fraudes. “Precisamos instalar essa CPI para investigar os desmandos na Unemat e o vexame que foi o concurso público”, justificou Percival, que já conta com cinco assinaturas, das oito necessárias para criação.

Para Muniz, este é um momento importante para levantar a situação da Unemat, “pois desde o início deste nosso mandato temos recebido denúncias. Audiências Públicas foram realizadas e comissão especial criada e as denúncias continuam. Chegou a hora de o Parlamento interferir nessa questão. Não queremos perseguir ninguém, mas cumprir o nosso papel e deixar claro para a opinião pública esse buraco negro que é a Unemat, para assim, a instituição voltar a ter a credibilidade que tinha”, destacou.

Ele revelou que, além dele, outros quatro colegas já assinaram: Otaviano Pivetta (PDT), professora Vilma (PSB), Zé Domingos (DEM) e Alexandre César (PT). “Tem ainda mais dois, deputados Guilherme Maluf (PSDB) e Dilceu Dal’Bosco (DEM), que prometeram assinar. Agora, vamos trabalhar para conseguir a oitava para abrir essa CPI”.

Percival reforçou que esta iniciativa contribuirá para que os deputados exerçam os mandatos a favor da verdade. “Nessa CPI precisamos descobrir o que se faz com tanto dinheiro que vai para Unemat. Além dos recursos próprios repassados pelo governo do Estado, tem muito dinheiro vindo de emendas parlamentares, do governo federal e, mesmo assim, os problemas nunca são solucionados. Precisamos de uma ampla investigação a respeito disso”.

Muniz ressaltou que um professor da Unemat, em entrevista a uma rádio da capital na quarta-feira, dia 25, comentando o “fiasco” que foi o concurso público do Estado no último domingo, disse que a “a atual reitoria é podre e está levando a instituição ao caos em que ela se encontra”. Conforme o deputado socialista, se a CPI for instalada, esse professor e outros poderão ser chamados para esclarecimentos.

Percival, ainda, comentou que “um grupo muitas vezes manipula os dados e os critérios da universidade para se perpetuar no poder, transformando a instituição num instrumento de malandragem e de favorecimento pessoal e não coletivo”.

Com a instalação da CPI, Percival acredita que os deputados “vão prestar um grande trabalho ao Estado, não para acabar com a Unemat, mas com o objetivo de dar transparência aos recursos públicos aplicados, aos serviços prestados e garantir que a instituição volte a ter o destino para o qual foi criada”, frisou, acrescentando que “tenho clareza de que temos um grande serviço a prestar, não só na área da saúde, mas também na área da educação, principalmente ao desvendar o mistério da Unemat”.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

quinze + onze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes