domingo, 28/04/2024
InícioCidadeDeputados debatem alternativas para o desenvolvimento de Cuiabá

Deputados debatem alternativas para o desenvolvimento de Cuiabá

O crescimento da população da Baixada Cuiabana e a corrida dos empreendimentos para o interior do Estado de Mato Grosso chamaram a atenção dos deputados José Riva (PSDB) e Walter Rabello (PMDB). Ambos são autores de uma audiência pública realizada, na Assembléia Legislativa, para discutir as alternativas diante das tendências negativas apresentadas no último censo do IBGE e, suas aplicações no desempenho da região, no cenário sócio e econômico estadual.

O evento contou com a participação do presidente da Casa, deputado Sérgio Ricardo (PR), do secretário de Projetos Estratégico, Cloves Vetoratto, vereadores Delcimar Silva e Levi Levi, o deputado federal, Eliene Lima e representantes do IBGE.

Riva acredita que os gestores públicos enfrentam um grande desafio para fortalecer a economia do município em relação aos demais do interior que apresentaram no levantamento do IBGE crescimento acima da média da capital. “Essa realidade deve ser encarada de frente por todos”, disse o deputado Riva. Ele lembrou ainda, que os gestores devem repensar os programas de incentivos à indústria na Baixada Cuiabana e, principalmente, Cuiabá. “Temos programas importantes que devem nos tirar dessa estagnação econômica”, afirmou Riva.

Walter Rabello citou a deficiência em vários setores que, para ele, estão atrapalhando o desempenho da capital e afugentando os empreendimentos para os municípios do interior. De acordo com o deputado, o PPA-2008, por exemplo, não contempla recursos a mais para a Segurança Pública e Saúde, numa forma excludente social. Neste caso, a revisão do ICMS e das potencialidades financeiras dos municípios, como as bacias leiteiras, os incentivos fiscais e políticas educacionais e de profissionalização foram os temas defendidos pela maioria dos representantes da gestão pública presentes ao evento.

Para Eliene Lima, que é membro da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, o estado e o município devem estar juntos na criação de cursos profissionalizantes e de capacitação de pessoal para o preenchimento de cargos disponíveis, mas vazios por falta de políticas públicas. “Não é possível tratar de crescimento dos municípios sem antes pensar no ser humano”, disse o deputado.

Numa postura mais critica à atual administração de Cuiabá, o secretário Cloves Vetoratto afirmou que é preciso mais ousadia da prefeitura na busca de novos empreendimentos. “O prefeito deve ser empreendedor para aumentar sua cadeia produtiva para evitar a evasão das empresas que já existem para o interior”, alertou Vetoratto.

Os vereadores Levi Levi e Delcimar Silva foram unânimes de que as questões sobre a regularização fundiária nos bairros da Capital, também implicam no crescimento da cidade.

Sergio Ricardo disse que pelo fato de Cuiabá ser a última fronteira do Brasil, que ainda é favorável ao crescimento social e econômico. “Todos querem vir para cá. E a capital é a que mais sofre com isso. Aqui as demandas são maiores”, avaliou Sergio, que tem projetos e emendas no PPA 2008, na área da piscicultura para o fortalecimento da indústria em Cuiabá e na baixada, além de saneamento, meio ambiente e segurança pública.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

12 + 18 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes