terça-feira, 14/05/2024
InícioMundoDuas cidades indianas em alerta por ameaça de atentados da Al-Qaeda

Duas cidades indianas em alerta por ameaça de atentados da Al-Qaeda

O alerta por ameaça terrorista se soma ao decretado na véspera, na Grã-Bretanha, depois que a polícia britânica frustrou um plano para fazer explodir em pleno vôo diversos aviões comerciais que cobriram o trajeto entre este país e os Estados Unidos.

Militantes da rede terrorista chefiada pelo fundamentalista Osama Bin Laden poderiam cometer atentados contra Nova Délhi e Mumbai dias antes da comemoração, na próxima terça-feira, do Dia da Independência, declarou à CNN-IBN o porta-voz da embaixada americana na Índia, David Kennedy, baseando-se em informações dos serviços secretos em colaboração com o governo indiano.

“Estamos a par de que terroristas estrangeiros poderão realizar ataques no interior ou nas imediações de Nova Délhi e Mumbai”, declarou. Em função disso, as autoridades locais decidiram colocar estas cidades em estado de alerta elevado. Foram reforçadas as medidas de segurança em Mumbai, que foi alvo de uma onda de atentados violentos em 11 de julho passado, e no Estado de Maharashtra, cuja capital é esta cidade, informou um funcionário do ministério regional do Interior, A.P. Sinha.

“Mantínhamos um estado de alerta elevado, mas, depois do que aconteceu ontem em Londres, reforçamos as medidas de segurança”, acrescentou. As forças de segurança também aumentaram as medidas de vigilância em Nova Délhi, anunciou à AFP o ministério federal do Interior.

“A polícia de Nova Délhi, apoiada pelas agências de inteligência e paramilitares, mantinham o alerta mais elevado como parte das medidas previstas em função do Dia da Independência”, afirmou uma fonte deste ministério. Segundo funcionários indianos citados pelo canal NDTV, os serviços de inteligência receberam na terça-feira informações que apontavam como possíveis alvos dois aviões americanos saindo de Nova Délhi e Mumbai.

Ante a ameaça, em mensagem publicada em seu site, a embaixada dos Estados Unidos na Índia pediu aos cidadãos americanos que tivessem uma atitude discreta. Todos os aeroportos indianos se encontram em alerta há várias semanas, pois os serviços de inteligência advertiram sobre possíveis atentados visando ao dia 15 de agosto.

Durante os últimos anos, a Índia sofreu vários atentados mortíferos que as autoridades atribuem a Lashkar-e-Taiba, grupo islamita com sede no Paquistão e vinculado à Al-Qaeda.

US

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

1 × 1 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes