quinta-feira, 16/05/2024
InícioMundoEspanha prende dez suspeitos de vínculo com ETA

Espanha prende dez suspeitos de vínculo com ETA

O Ministério de Interior da Espanha prendeu nesta terça-feira ao menos dez homens suspeitos de vínculos com o grupo terrorista separatista basco ETA. A maioria das prisões foi feita na região de Navarra.

Os detidos seriam membros de dois grupos cívicos, Ekin e Askatasuna, de apoio ao ETA.

Entre os detidos estaria Iker Moreno Ibáñez, filho de Txelui Moreno, ex-dirigente do Batasuna, braço político do ETA, e porta-voz da denominada Izquierda Abertzale, movimento informal que reagrupou antigos membros do Batasuna, desde que foi considerado ilegal pela justiça espanhola em 2003.

Segundo a imprensa espanhola, as pessoas presas nesta terça-feira são acusadas de tentar reconstruir a cúpula do Ekin, desmantelada em setembro do ano passado em outra operação.

A operação teria sido ordenada pelo juiz da Audiência Nacional (principal instância penal espanhola) Fernando Grande-Marlaska.

As prisões chegam depois de uma semana do anúncio de um cessar-fogo permanente por parte do ETA. O governo espanhol rejeitou a proposta e insiste que o grupo deve abandonar armas para que a caça aos seus membros cesse.

ETA matou mais de 825 desde sua fundação em 1959, como parte de sua campanha pela criação de um Estado basco independente.

F.Com

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

4 × 4 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes