terça-feira, 14/05/2024
InícioSaúdeEstados terão que notificar a Saúde sobre casos de dengue em até...

Estados terão que notificar a Saúde sobre casos de dengue em até 24 horas

A partir desta quarta-feira (26), todos os casos graves de dengue e as mortes por causa da doença devem ser notificados às secretarias estaduais e municipais de Saúde em 24 horas. Também devem ser notificados os casos de dengue tipo 4. As secretarias, por sua vez, devem comunicar as ocorrências ao Ministério da Saúde. A determinação está publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A intenção é fazer com que as ações de prevenção e de combate à doença sejam mais eficazes e cheguem aos municípios com mais rapidez. “Quero saber diariamente se teve algum caso grave ou suspeita para que possamos nos antecipar a um possível risco de epidemia”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O Ministério da Saúde também vai realizar em Brasília, nesta quinta e sexta-feiras (27 e 28), o 1º Encontro dos Assessores de Comunicação da Saúde – ComunicaSUS, com o tema Estratégias de Comunicação para o Combate à Dengue. Esta é uma das ações do Ministério com o objetivo de prevenir uma epidemia da doença. O evento ocorre no hotel Quality Lakeside a partir das 14h desta quinta-feira.

Foram convidados para o encontro, assessores da Secretaria Estadual de Saúde das 16 unidades federativas com risco muito alto de enfrentar epidemia de dengue em 2011. O evento reunirá dirigentes e gestores de comunicação para apresentar, discutir, analisar e definir as ferramentas desenvolvidas em cada um destes estados para que se consiga maior alcance e mobilização no combate à doença.

Cada estado participante terá a oportunidade de apresentar suas ações de comunicação para a mobilização, prevenção e combate à doença. Após a apresentação, haverá um espaço aberto para debates e troca de idéias.

Acompanhamento

O ministério está acompanhando 70 municípios de 16 estados onde há maior incidência da doença. Padilha citou como exemplo um caso de dengue tipo 4 em Manaus (AM). Segundo ele, no dia seguinte ao alerta, técnicos foram enviados ao município para investigar o estado clínico do doente.

“Queremos reforçar o papel das autoridades. E vamos criar uma ferramenta eletrônica para facilitar a notificação”, explicou Padilha.

Fonte:
Agência Brasil

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezoito + treze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes