quinta-feira, 16/05/2024
InícioEsporteFilme de 62 sobre Pelé tem ator que viveu o Rei e...

Filme de 62 sobre Pelé tem ator que viveu o Rei e depois jogou com ele

A estreia de Pelé nos cinemas ocorreu ainda no início de sua carreira, embora já com dois dos três títulos mundiais pela Seleção Brasileira e um dos dois que ganharia pelo Santos. “O Rei Pelé”, dirigido por Fábio Cardoso, com diálogos escritos por Nelson Rodrigues, foi filmado em Bauru, no fim de 1962, quando o craque do Santos tinha apenas 22 anos de idade, e lançado no ano seguinte. Várias de suas cenas foram exibidas pelo “Fantástico”, da TV Globo, neste domingo. A ideia do diretor era retratar a vida do jogador, que tinha apenas seis anos de carreira profissional, mas já com um currículo invejável.

No filme, além do próprio Pelé, que faz seu próprio papel em algumas cenas, jogadores como Pepe, Zito e Pagão também atuam. Familiares do Rei do Futebol, como sua mãe, Celeste; sua irmã, Maria Lúcia, e seu irmão, Zoca, ajudaram a dar mais realismo ao filme. Seu pai, tímido, não quis participar das filmagens e o ator Clementino Kelé foi chamado para o papel de Dondinho. Kelé revela que nunca jogou futebol na vida e que as cenas em campo quem fez foi Dondinho mesmo.

Um garotinho do Rio de Janeiro chamado Carlos fez Pelé na infância, ainda jogando peladas na rua e tendo a sua primeira decepção, como a perda do primeiro pênalti. Pelé um pouco mais velho foi interpretado por um garoto chamado Lila, curiosamente um canhoto, mas bom de bola. O Rei adolescente foi vivido por Luís Carlos Feijão, que era tão bom de bola que conseguiu se tornar jogador de futebol e até jogar ao lado do próprio Pelé no Santos, em 1969.

– O Pelé, como tinha quatro armários, quando eu cheguei lá ele falou: “Fica com esse aqui debaixo” – disse Feijão, após assistir novamente o filme 47 anos depois de lançado.

Feijão diz em entrevista ao programa que não se lembrava de algumas cenas, faz rasgados elogios a Pagão (“Este jogava muito, nossa”) e relata que o campo onde foram feitas as filmagens da passagem de Pelé pelo Bauru Atlético Clube (BAC) foram feitos no campo do clube mesmo. Ele interpretou Pelé nos seus primeiros momentos no Santos e contracenou com os craques da época.

– Agora vou mostrar esse filme para a minha família, meus netos. Vou mostrar pros amigos… Olha, vocês não tiveram a oportunidade de me ver no começo, taí: o dia em que eu fui Pelé – afirmou um risonho Feijão.

O filme também tem outra curiosidade, a participação de um novato Lima Duarte, cuja atuação é desaprovada por ele mesmo em algumas cenas, muitas delas com o próprio Rei, que no fim do filme prevê erradamente que a Seleção Brasileira seria tricampeã mundial na Copa da Inglaterra, em 1966. O ator de 80 anos afirma que ficou amigo do pai de Pelé e fez uma revelação:

– O Dondinho me dizia uma coisa que me espanta: “Seu Lima, jogando os dois aí, o Zoca era muito melhor que o Pelé”. Aí eu, mas é mesmo? E ele: “Pelé não era nada, o Zoca é que era o bom”. Tomara que o Pelé não nos ouça.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

1 × cinco =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes