domingo, 28/04/2024
InícioPolíciaFiscalização resgatou 5 trabalhadores, mulher grávida e criança em condições análogas à...

Fiscalização resgatou 5 trabalhadores, mulher grávida e criança em condições análogas à escravidão  em MT

Durante a fiscalização ainda foi encontrada uma cobra

O Ministério do Trabalho, por meio de uma equipe de auditores-fiscais de Mato Grosso resgatou cinco (05) trabalhadores em condições análogas a de escravos no município de Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), em operação no dia 10 de agosto. No mesmo local ainda se encontrava a esposa de um deles, grávida de seis meses e um filho, uma criança de dois anos.

Conforme os auditores-fiscais os trabalhadores se encontravam alojados em condições desumanas sem qualquer cuidado com a saúde e segurança.

“Eles dormiam em colchões em mal estado de conservação no chão, apoiados apenas sob tábuas e blocos de construção, uma vez que não havia camas no dormitório. O alojamento improvisado apresentava instalações elétricas irregulares com fiação exposta em todos os cômodos e muitas frestas  nas paredes de madeira que permitiam a entrada de vários tipos de animais no local, como escorpiões, insetos e morcegos”, afirmou equipe.

Durante a fiscalização ainda foi encontrada uma cobra próxima ao local onde eram armazenados os poucos mantimentos destinados à alimentação dos resgatados. “O local onde pernoitavam os trabalhadores ainda era utilizado para armazenar materiais de  construção, o que contribuía para  a falta de higiene e o aparecimento de animais. A alimentação era insuficiente e de baixa qualidade, era utilizado sal para trato com gado e na preparação das refeições”.

De acordo com a fiscalização, os resgatados foram cooptados em Cuiabá e levados para trabalhar em uma obra de construção civil próxima à rodovia MT-403, na zona rural de Chapada. Um dos trabalhadores foi trazido pelo arregimentador do Estado do Maranhão para trabalhar na região.

Segundo a equipe de auditores-fiscais, além das condições degradantes, os trabalhadores não tinham carteira assinada, sem descanso semanal remunerado e sem nenhum direito trabalhista garantido.

Após a ação de resgate, os trabalhadores retornaram à Cuiabá e foi exigido o pagamento das verbas rescisórias pela empresa responsável, no valor total de R$ 30.710,00, como também foi liberado o seguro-desemprego para os trabalhadores resgatados. O trabalhador maranhense recebeu também a passagem para retornar ao seu estado de origem.

Ao final da ação será elaborado um relatório que será enviado ao Ministério Público do Trabalho, à Defensoria Pública da União e ao Ministério Público Federal para que sejam tomadas medidas judiciais cabíveis quanto ao dano moral individual e coletivo e a apuração do crime previsto no art. 149 do Código Penal Brasileiro.

A equipe do Projeto Ação Integrada fez o atendimento inicial dos trabalhadores para que sejam incluídos em ações de capacitação  e qualificação que vão reduzir a vulnerabilidade e a suscetibilidade dos trabalhadores a outros episódios de exploração.

Marcella Magalhães

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

seis + 20 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes