segunda-feira, 29/04/2024
InícioEconomiaFMI prevê crescimento global menor em 2008

FMI prevê crescimento global menor em 2008

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu para baixo as projeções de crescimento global para 2008. Segundo a instituição, as economias de todo mundo deverão crescer 4,1% neste ano, um corte de 0,3 ponto percentual em relação às projeções feitas em outubro do ano passado.

De acordo com a revisão do World Economic Outlook (Panorama Econômico Mundial), divulgado pela instituição nesta terça-feira, as projeções apontam para um crescimento de 4,9% em 2007, um aumento de 0,2 ponto percentual em relação à estimativa anterior.

“Depois de forte crescimento ao longo dos últimos quatros meses de 2007, a expansão econômica global começou a perder força em resposta à contínua turbulência do mercado financeiro”, aponta o relatório do FMI.

“O crescimento global deve sofrer desaceleração no crescimento de 4,9% em 2007 para 4,1%, em 2008.” A instituição aponta que nos últimos meses de 2007 a economia dos Estados Unidos sofreu o impacto do enfraquecimento dos setores imobiliário, manufaturados, emprego e consumo.

Por conta desses fatores, o FMI projeta que a economia americana deverá crescer 1,5% em 2008, uma redução de 0,4 ponto percentual em relação às projeções de outubro.

Para 2007, a expansão deverá ser de 2,2%, um pouco mais do que os 1,9% previstos no documento anterior. Emergentes O FMI aponta que, apesar de uma desaceleração nas exportações, os mercados emergentes continuaram se expandindo nos últimos meses do ano passado, guiados pela China e Índia.

A revisão do Panorama Econômico Mundial prevê que o crescimento dos países em desenvolvimento em 2007 seja de 7,8%, mas estima que em 2008 a expansão será menor: 6,9%.

“O maior risco para o crescimento global é que a atual turbulência nos mercados reduza a demanda interna nas economias desenvolvidas e crie excedentes nos mercados emergentes”, avalia o relatório.

“O crescimento nas economias emergentes que são altamente dependentes do fluxo de capital poderão ser particularmente afetadas, ao mesmo tempo que a demanda interna em alguns desses mercados represente um grande potencial de expansão.”

US

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

quatro + 17 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes