segunda-feira, 29/04/2024
InícioMundoGoverno da Bolívia manda reforçar segurança na fronteira com Brasil e Paraguai...

Governo da Bolívia manda reforçar segurança na fronteira com Brasil e Paraguai

O presidente boliviano, Evo Morales, ordenou que as Forças Armadas e a polícia de seu país reforcem a segurança na fronteira da Bolívia com Brasil e Paraguai, diante da presença na região de tráfico de drogas, de armas e exploração ilegal de recursos naturais, informou nesta quinta-feira o governo.

O vice-presidente do país, Álvaro García Linera, disse que Morales, em visita à Europa, ordenou que as Forças Armadas garantam “a soberania territorial” na região da Chiquitanía boliviana, na fronteira com Brasil e Paraguai.

Linera disse que se trata de ter “presença militar, policial, produtiva, educativa em quase 30%” do território boliviano, onde há “baixa densidade demográfica, mas uma ampla riqueza produtiva, de biodiversidade, de minerais e de florestas”.

Segundo ele, os comandantes militares estão posicionando várias unidades do Exército, da Marinha e da Aeronáutica na região, “para ter um melhor controle do Estado e da soberania”.

O anúncio foi feito depois de denúncias de tráfico de drogas no Departamento (Estado) de Santa Cruz, região mais próspera do país. Foram descobertas várias fábricas de cocaína mantidas por colombianas nas últimas semanas, e houve uma chacina que deixou seis mortos, entre eles três seguranças, em um aparente ajuste de contas entre narcotraficantes.

A Bolívia é o terceiro maior produtor de cocaína do mundo, com 195 toneladas ao ano, atrás de Colômbia e Peru, segundo relatório divulgado em março pelos EUA.

F.Online
Com agências internacionais

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezessete − 17 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes