quinta-feira, 16/05/2024
InícioPolíticaGoverno garante medidas emergenciais para contornar cris na saúde

Governo garante medidas emergenciais para contornar cris na saúde

Depois de cinco meses de trabalho, a CPI da Saúde da Assembleia Legislativa entregou ao Governo do Estado, um documento contendo “recomendações para ação imediata” em caráter de emergência a fim de conter a crise instalada nas unidades de saúde em todo o estado.
Ao se reunirem com o governador Silval Barbosa, e com o secretário estadual de Saúde, Kamil Fares, foi garantida aos membros da CPI ações imediatas para acabar com as filas de espera para exames, consultas e cirurgias. “ O governador nos garantiu que deverá remanejar verbas próprias para atender estas 120 mil pessoas que estão nas filas e criar mecanismos para que isso não ocorra novamente”, anunciou o deputado Sergio Ricardo, presidente da CPI da Saúde.

Sergio comentou ainda que o Estado irá negociar com os hospitais filantrópicos e particulares para que os procedimentos médicos possam ser feitos. Além disso, foi garantido à CPI que o Hospital das Clinicas será adquirido pelo Estado e irá se tornar o primeiro Hospital da Criança de Mato Grosso. “Os trabalhos da comissão ainda não terminaram mas podemos dizer que tivemos bons resultados e fizemos um bom trabalho. Levantamos informações que nunca vieram a tona”, disse o presidente.

O secretário estadual de Saúde, Kamil Fares, elogiou o levantamento feito pelo grupo e disse que todas as sugestões apresentadas serão incorporadas a um planejamento que deverá nortear as ações governamentais para os próximos anos.

Para acabar com as filas de espera, Fares disse que será utilizado recursos estaduais, em torno entre 30 e R$ 40 milhões para atender as 120 mil pessoas. “ Vamos montar de imediato uma equipe médica que fará uma reavalização nos pacientes para os casos emergenciais como as cirurgias neurológicas e cardíacas e os exames de alta complexidade, que serão resolvidos de imediato”, comentou.

Segundo os deputados membros da comissão foi necessário apontar de imediato o que pode ser feito para evitar mais sofrimento da população, mesmo antes do fechamento do relatório final. O documento contem 19 propostas que vão desde acabar com as filas de espera a compra de novos equipamentos para as unidades de saúde.

CAUSAS DA CRISE-O documento entregue nas mãos do governador Silval Barbosa pelo presidente da CPI da Saúde, deputado Sergio Ricardo(PR), afirma que o estado vive um “apagão na área da saúde pública e que há muita discussão, porém falta diálogo, visão sistêmica e um planejamento estratégico que efetivamente integre as ações dos governos federal, estadual e municípios para a área”.

O documento diz ainda que a crise nos atendimentos de urgência e emergência na Região Metropolitana de Cuiabá com o fechamento do Pronto Socorro da capital para reforma e a mudança na sistemática de atendimento transferiu o pronto atendimento para as policlínicas e agravou significativamente uma situação já insustentável: as imensas e inaceitáveis FILAS DE ESPERA para consultas, exames e cirurgias de alta e média complexidade formadas por mais de 120 mil pessoas em todo o Estado e que é responsável por um sem número de mortos e vidas destruídas. “Precisamos de um novo Plano Estadual de Saúde, mais seriedade, mais compromisso e menos política na saúde”, disse o presidente.

JOSANA SALES/AL

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

1 × 3 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes