domingo, 09/06/2024
InícioCidadeGrupo de Atuação Estratégica em Defesa da Mulher da Defensoria Pública emite...

Grupo de Atuação Estratégica em Defesa da Mulher da Defensoria Pública emite nota de repúdio à fala misógina do empresário Emílio Populo

Populo é segundo suplente do deputado estadual Silvio Fávero

O Grupo de Atuação Estratégica em Defesa dos Direitos da Mulher (Gaedic Mulher), da Defensoria Pública de Mato Grosso, lançou uma nota de repúdio aos comentários misóginos do empresário Emílio Populo, em entrevista à imprensa ontem (dia 15); Populo é segundo suplente do deputado estadual Silvio Fávero, que faleceu no sábado passado (13 de março), vítima de complicações da Covid-19

Nesta terça-feira (dia 16), o Grupo de Atuação Estratégica em Defesa dos Direitos Coletivos da Mulher (Gaedic Mulher) da Defensoria Pública de Mato Grosso emitiu uma nota de repúdio à fala depreciativa às mulheres do empresário Emílio Populo, segundo suplente do deputado estadual Silvio Fávero, que faleceu no último sábado (13), vítima de complicações decorrentes da Covid-19.

Em entrevista à imprensa, veiculada ontem (15), Populo afirmou o seguinte a respeito de Gilberto Cattani, primeiro suplente do deputado: “Como se fosse a esposa de um marido traído e rico. Sai, curte a vida, e diz: ‘Vou voltar para ele de novo, porque ele tem dinheiro’. Não. Eu não tenho dúvidas que sou o primeiro suplente. Só eu estou registrado e estou aqui brigando por isso”.

“Como argumentação, o senhor Emílio se utiliza de fala misógina, reforçando a cultura que fere e faz as mulheres vítimas do sexismo, as matando diuturnamente. A fala é lamentável, e de gritante desrespeito aos Direitos Humanos das Mulheres, reforçando a necessidade premente do enfrentamento”, diz trecho da nota do Gaedic Mulher, implementado no dia 28 de janeiro de 2021 por meio da Portaria 0180/2021/DPG.

Segue abaixo, na íntegra, a nota de repúdio do Gaedic Mulher à fala do empresário Emílio Populo.

NOTA DE REPÚDIO SOBRE A FALA DEPRECIATIVA À MULHER

GRUPO DE ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA MULHER DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO – GAEDIC MULHER , vem a público declarar a discordância e o repúdio à fala do senhor EMÍLIO POPULO, segundo suplente da vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso pelo Partido Social Liberal – PSL. 

Conforme demonstrado através da mídia, no site do Midianews, o mencionado suplente questiona o primeiro suplente em assumir a vaga deixada pelo deputado Silvio Fávero, com o falecimento. Segundo afirma, o senhor Gilberto Cattani não poderia assumir citada vaga, porquanto, teria se filiado a outro partido, PRTB, para concorrer à eleição suplementar ao Senado Federal, perdendo o direito a ocupar cargo de suplência que havia concorrido por outro partido.

Em sua fala, o senhor Emílio enfatizou: “Como se fosse a esposa de um marido traído e rico. Sai, curte a vida, e diz: ‘Vou voltar para ele de novo, porque ele tem dinheiro’. Não, eu não tenho dúvidas que sou o primeiro suplente. ”

Como argumentação, o senhor Emílio se utiliza de fala misógina, reforçando a cultura que fere e faz as mulheres vítimas do sexismo, as matando diuturnamente.

A fala é lamentável, e de gritante desrespeito aos Direitos Humanos das Mulheres, reforçando a necessidade premente do enfrentamento.

Em meio a números alarmantes das estatísticas de violência contra as mulheres e meninas, é entristecedor se deparar com declarações que ferem o gênero feminino, principalmente, de um ‘pretenso’ representante do povo. Mesmo após inúmeras conquistas importantes e especiais, e no mês de março, que é representativo na luta em prol dos direitos das mulheres, o gênero feminino não é poupado com dissabores.

O patriarcalismo não pode ser enxergado com naturalidade nas palavras, ou em qualquer outra atitude. As mulheres necessitam de consideração e respeito.

As mulheres precisam ser reconhecidas com a liberdade ínsita no Estado Democrático de Direito.     

Diante do exposto, o GAEDIC Mulher declara o seu repúdio à fala do senhor EMÍLIO POPULO, quanto ao ataque à todas as mulheres as depreciando, e as reduzindo à condição de interesseiras, que em absolutamente nada contribui para a construção de um mundo melhor, e que respeita aos Direitos Humanos das Mulheres.

Atenciosamente,

GRUPO DE ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA MULHER DA DEFENSORIA PÚBLICA – GAEDIC MULHER

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

3 × 2 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes