quinta-feira, 23/05/2024
InícioCidadeHistória de lutas e conquistas dos camelôs é destaque em sessão solene...

História de lutas e conquistas dos camelôs é destaque em sessão solene na AL

A Assembleia Legislativa realizou na noite da última sexta-feira (10) sessão solene em comemoração à inauguração do novo Shopping Popular e para homenagear as pessoas que contribuíram com a história de luta e conquistas dos camelôs.



Presidida pelo deputado Sebastião Rezende (PR), foi destacada a história dos vendedores ambulantes, que primeiramente, no final da década de 80 e início de 90, ganharam as ruas da Capital, tiveram embates com os comerciantes locais, e acabaram por ser retirados da área central e alojados na região do Dom Aquino, onde se encontram até hoje. “A Assembleia tem o prazer e a honra de receber homens e mulheres que fizeram e fazem diuturnamente, com muita luta, garra e determinação, a história do Shopping Popular”, frisou Rezende, na abertura da sessão, para logo em seguida discorrer sobre o histórico dos camelos, sua luta para poder vender sua mercadoria e a instalação do Shopping Popular.



“Hoje, esses homens são empreendedores. E isso foi por meio de muitas lutas, e também de muitas conquistas, e uma delas estamos a celebrar aqui hoje, que é a inauguração do novo Shopping Popular, marcada para o próximo dia 21. E aqui enaltecemos a visão do presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular, Misael Galvão, e de toda diretoria e seus associados, em buscar o resgate histórico da nova estrutura física do Shopping”.



Durante a sessão, foi transmitido aos presentes um vídeo institucional, contando a história dos vendedores que tinham suas atividades na região central de Cuiabá, até a retirada realizada com o auxílio das forças policiais, bem como a falta de estrutura no local para onde foram transferidos, na esquina da Avenida Coronel Escolástico com a Avenida Carmindo de Campos, local que permanecem até hoje.



No vídeo pode-se ver a luta dos camelôs para ter um local digno, e mesmo o infortúnio, como uma forte chuva que acabou por fazer com que diversos vendedores tivessem perda total de mercadorias, mas também o desenvolvimento do Shopping, que aos poucos ganhou estrutura e hoje está prestes a inaugurar suas novas instalações.



O deputado Wilson Santos (PSDB), também participante da audiência, demonstrou mais uma vez ser conhecedor da história da Capital, e também discorreu sobre as lutas dos camelôs, destacando as conquistas adquiridas enquanto a prefeitura tinha à frente o saudoso Dante de Oliveira, as negociações para organizar as vendas de ruas, as negociações para se achar um local apropriado para instalação dos camelôs, as parcerias entre prefeitura, Sebrae e LBA na busca de uma solução, e finalmente a transferência e instalação do Shopping durante a administração do então prefeito Coronel José Meirelles.



“Hoje o que vemos é que esses homens são empreendedores. Se uniram e resolveram os problemas. Hoje, o Shopping é um cartão postal da cidade. O meu irmão, Hilton Santos, está em Cuiabá e passou por lá e parou, ficou encantado, fez questão de entrar e fotografou o local e vai levar as fotos para o prefeito Arthur Virgílio, de Manaus. Lá, o prefeito está construindo 4 shoppings para os comerciantes ambulantes, e nenhum é mais bonito que o de Cuiabá, e nenhum caberá tanta gente, e cada shopping lá esta saindo a R$ 20 milhões, enquanto isso, vocês estão fazendo um shopping mais bonito, que vai atender mais comerciantes, por 30% deste valor”, disse o deputado, parabenizando a Associação do Shopping e seus associados.

O ex-deputado Carlos Brito destacou que a sessão solene ficaria marcada na história de Mato Grosso, “porque outras vezes os camelôs estiveram aqui participando das sessões, reivindicando, lutando, perseguindo um sonho, no mínimo perseguindo um direito, e Deus permitiu que eles conseguissem conquistar seus objetivos. Hoje, aqui, estão os vencedores e vencedoras”.



Também fazendo uso da palavra, o vereador Leonardo Oliveira (PSDB), na oportunidade representando o ex-governador Dante de Oliveira, já falecido, e o juiz de direito Hildebrando Costa Marques, também parabenizaram e enalteceram a história dos camelôs, ressaltando que hoje, são importantes empreendedores contribuindo com a economia do Estado.



Presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular, Misael Galvão afirmou que a sessão solene é o reconhecimento de que o trabalho do pai de família está sendo valorizado. Que o evento fez com que voltasse ao passado e fizesse uma reflexão.

“Quando fomos retirados do centro de Cuiabá, e levados para aquele espaço onde hoje está instalado o Shopping, quem esteve naquela época e muitos estão até hoje, sabe como foi dolorido, como foi difícil a sua vida sem saber o que vai fazer. Nessa época fui eleito presidente do Shopping Popular. Eu percebia que realmente faltava diálogo, tanto pela parte dos associados dos camelôs como também da prefeitura. E Deus colocou sobre os nossos ombros a responsabilidade de fazer com que realmente o Shopping Popular funcionasse. Sabíamos que era necessário fazer daquele local, o melhor local para se trabalhar, para se gerar emprego e renda, e graças a Deus, depois de muito esforço, começamos a conscientizar para conquistar, para vencer na vida, tinha que ter o diálogo com a prefeitura, com o Poder Público, com a sociedade, e graças a Deus a sociedade adotou o Shopping Popular”.



Misael frisou ainda que hoje, o Shopping Popular gera mais de três mil empregos, e que isso se deve à união, e que ninguém chega a nenhum lugar sozinho, destacando que a Associação sempre acreditou no trabalho dos pais de família.



“Nós sempre quisemos apenas o direito de trabalhar, de acordar cedo e ir para o Shopping Popular abrir nossas bancas e atender os nossos clientes. E hoje, estamos recebendo muitos companheiros de outros estados que estão nos procurando para pegar experiência e levar para suas cidades, porque Cuiabá é a primeira Capital que tem um contrato de concessão com a Associação dos Camelôs do Shopping Popular, é a primeira Capital que tem um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público, então isso é um orgulho para os pais de família que fazem parte do Shopping Popular, e temos a satisfação de bater no peito e falar que hoje nós temos um local para trabalhar com dignidade”.



Para finalizar, Misael aproveitou para convidar a todos para a inauguração das novas instalações do Shopping Popular, no próximo dia 21, às 9 horas. “Quero convidar toda a sociedade mato-grossense para a grande inauguração do novo Shopping Popular, no dia 21. O Shopping Popular fecha suas portas no dia 19, e só reabre dia 21 com a inauguração”.


 

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

catorze − 8 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes