terça-feira, 14/05/2024
InícioCidadeInterdição de via pública em Cuiabá exige autorização da SMTU

Interdição de via pública em Cuiabá exige autorização da SMTU

Interdição de via pública para realização de obras, eventos, ou qualquer outro motivo que bloqueie o trânsito nas vias de Cuiabá, faz-se necessária autorização da secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU). Realizar interdição em via sem permissão do órgão competente incide infração de trânsito gravíssima ao responsável pela interdição.

Conforme o artigo 95 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito competente. Ainda de acordo com o CTB, a obrigação de sinalizar a interdição é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.

Solicitação

Para solicitar a interdição o munícipe deve preencher o formulário de Requerimento de Permissão para Interdição em Via Pública, anexando cópia de documento pessoal, croqui de localização, informando o trecho a ser interditado, com os nomes das ruas transversais, além do material que se pretende utilizar para sinalização, dando entrada com pedido na SMTU. O formulário de interdição está disponível no site da prefeitura de Cuiabá, na página da SMTU, http://www.cuiaba.mt.gov.br/secretaria?s=6, ou na secretaria de Trânsito, localizada na Rua 13 de Junho, n° 1289 – Porto.
Após o pedido de interdição ser protocolado com toda documentação necessária na SMTU, um técnico de trânsito, irá ao local analisar a solicitação. Se aprovado o pedido, o solicitante será orientado como a área deve ser sinalizada, assim garantindo a segurança na região. Todo processo leva três dias para ser concluído.

Segundo o coordenador de Trânsito, Rogério Taques, o pedido deve ser protocolado com 15 dias de antecedência do evento ou obra. “Avaliamos o fluxo de veículos no local. Em interdição de vias que são linhas de transporte coletivo, encaminhamos o processo para Diretoria de Transporte, para análise, ajuste necessário de itinerário”.

Penalidade

O responsável pela interdição não autorizada, não sinalizada, ou não ter sido informada à comunidade, além de sofrer a punição administrativa correspondente, poderá ser responsabilizado cível e criminalmente.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

onze + dezessete =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes