quarta-feira, 15/05/2024
InícioMundoIrã apresenta proposta de diálogo nuclear; EUA ampliam pressão

Irã apresenta proposta de diálogo nuclear; EUA ampliam pressão

O Irã entregou nesta quarta-feira aos representantes das grandes potências encarregadas de discutir seu controverso programa nuclear o novo pacote de propostas para retomar as negociações envolvendo a questão. A nova proposta chega em um momento no qual as potências ocidentais –lideradas pelos Estados Unidos– renovam a pressão para que Teerã interrompa de vez seu programa nuclear.

O Ocidente afirma que o programa tem como objetivo a produção de armas nucleares, acusação que Teerã nega.

O ministro das Relações Exteriores, Manuchehr Mottaki, entregou aos ministros da Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha, assim como à embaixadora da Suíça, que representa os interesses americanos no Irã, um exemplar das propostas iranianas durante uma breve cerimônia organizada na chancelaria.

Nesta terça-feira (8), Mottaki anunciou que as propostas haviam sido atualizadas, levando em consideração os processos desenvolvidos no mundo. Ele disse ainda que o conjunto de propostas permitirá criar “uma nova oportunidade para discussões na perspectiva de uma cooperação mútua”.

Críticos questionam se haverá efetivamente novidade na proposta iraniana já que o presidente Mahmoud Ahmadinejad rejeitou na segunda-feira (7) negociação sobre as questões centrais do debate e minimizou possíveis sanções contra o país.

Ahmadinejad afirmou que o Irã está propondo negociações sobre uma série de “desafios globais”, mas o único tema nuclear que está disposto a negociar é um mecanismo para garantir o uso global de energia nuclear pacífica, promover o desarmamento e acabar com a proliferação nuclear.

Denúncia

Horas antes de o Irã apresentar sua proposta, os EUA denunciaram em Viena perante a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que o regime iraniano não abandonou a opção militar e que está “perto” de conseguir armas atômicas.

“Temos uma séria preocupação de que o Irã esteja tentando deliberadamente manter aberta a opção de uma arma nuclear”, disse Glyn Davies, novo embaixador americano na AIEA.

Reino Unido, França e Alemanha qualificaram de “imperdoável” que o Irã ainda negue à comunidade internacional a transparência e cooperação necessárias para esclarecer as possíveis dimensões militares de seu programa nuclear.

A AIEA emitiu dias atrás um relatório no qual assegurou que o regime iraniano reduziu a quantidade de enriquecimento de urânio pela primeira vez em anos, mas advertiu que ainda não foram esclarecidas algumas dúvidas em torno de suas metas nucleares.

Pressão

O presidente Barack Obama e aliados europeus deram prazo até este mês para que Irã retome os esforços de diálogo sobre a desnuclearização em troca de incentivos comerciais. Caso não suspenda a produção de urânio enriquecido, Teerã pode sofrer mais sanções.

A Casa Branca reforçou nesta quarta-feira o pedido para que o Irã abandone seu programa nuclear “ilegal” e assuma suas responsabilidades.

“Está não é apenas a opinião de um país, é a opinião de todo o mundo”, disse Robert Gibbs, porta-voz da Casa Branca, a bordo do avião presidencial Air Force One, em rota para Nova York, onde Obama participará de uma homenagem ao jornalista Walter Cronkite.

F.Online

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

quatro − 1 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes