terça-feira, 14/05/2024
InícioCidadeJogo eletrônico desenvolvido com apoio do Governo será lançado no próximo sábado...

Jogo eletrônico desenvolvido com apoio do Governo será lançado no próximo sábado (11)

Projeto para criação do Pantazil, game ambientado no Pantanal, foi contemplado em edital da Secel

A cuiabana Kellen Karoline, de 28 anos, apresenta no próximo sábado (11.02) o game de aventura Pantazil, que é ambientado no Pantanal mato-grossense. O evento será realizado no espaço Poltrona Nerd, em Cuiabá. O projeto foi contemplado na categoria Livre do edital Jogos Eletrônicos – “Gaming Up”, realizado pelo Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O game será lançado para o público no dia 15 de fevereiro e estará disponível para download gratuito no Steam, plataforma de distribuição de jogos digitais para computadores.

Kellen destaca que o objetivo é encontrar fotografias perdidas de animais da fauna pantaneira como a onça, arara, sucuri e outros. “O jogo é muito dinâmico e de tema livre, alcança diferentes faixas etárias, ou seja, pode despertar interesses em crianças, adolescentes e adultos”, explica.

O objetivo do jogo é encontrar fotografias perdidas de animais da fauna pantaneira
Créditos: Kellen Karoline / Pantazil

Ela também ressalta que a ideia é que o game não fique restrito só ao mercado brasileiro, pois ele tem potencial para chamar a atenção de jogadores de diferentes partes do mundo.

“Eu quero que o mundo inteiro conheça os meus jogos. É por isso que ele está também nos idiomas inglês e espanhol, para alcançar jogadores de fora do Brasil”, reforça a gamer.

Kellen ressalta a importância do apoio da Secel para o setor de games, área com grande potencial de crescimento em Mato Grosso. “Esse apoio está ajudando a alavancar minha carreira, em um mercado ainda pequeno e pouco ocupado por mulheres”, diz ela.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa, Keiko Okamura, foi verificado um aumento da demanda para apoio ao setor de games durante a realização dos editais da Lei da Aldir Blac, publicados em 2020, no período da pandemia de Covid-19.

“Com base nessa demanda, realizamos um edital dedicado ao setor com a aprovação de 10 projetos incríveis. Hoje, potencializar o setor de games e ações de distribuição e de mercado faz parte da pauta da Secel, por meio do Programa Mato Grosso Criativo, um setor com potencial enorme e de grande impacto para a economia mato-grossense, com geração de empregos e produtos de qualidade, um dos setores que mais cresce no Brasil e no Mundo”, destaca Keiko.

Processo de criação

Pantazil é o terceiro trabalho assinado por Kellen, que é apaixonada por jogos eletrônicos desde criança, tendo o seu pai, como principal mentor e incentivador da carreira: “Ele que me mostrou esse caminho de jogos e me incentivou a trabalhar nessa área, e mostrar para o público que eu consigo criar games”.

A cuiabana Kellen Karoline (28) é a autora do game de aventura Pantazil, que é ambientado no Pantanal mato-grossense
Créditos: Divulgação

Formada em Análise de Sistemas e pós-graduada em Games 3D, Kellen busca seu espaço num setor predominantemente ocupado por homens. Em Mato Grosso, ela também se destaca por ser uma das poucas mulheres a desenvolver jogos virtuais.

O jogo foi feito no Unreal Engine 4. Trata-se de um programa bem conhecido por ser desenvolvido no Mortal Kombat 11, Batman: Arkham City e Fortnite. “O estilo da arte do Pantazil é 2D, sendo bem raro ter jogos feitos no Unreal Engine com essa dimensão”, comenta Kellen.

“No meu projeto eu mexi da programação, criação e arte do jogo, desde o zero até ser finalizado. Muita gente fala que é difícil ver mulheres mexendo com programação na área de informática. Que muitas ficam mais na área de pesquisa. Mato Grosso não chegou ainda no mercado de jogos. Aqui ainda é muita novidade, tanto empresas desenvolvendo jogos quanto mulheres atuando nesse mercado”, destacou Kellen.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

cinco × dois =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes