segunda-feira, 29/04/2024
InícioArtigosMANIFESTANTES COBRAM QUE VEREADORES SE POSICIONEM CONTRA AUMENTO DA TARIFA E CONTRA...

MANIFESTANTES COBRAM QUE VEREADORES SE POSICIONEM CONTRA AUMENTO DA TARIFA E CONTRA PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA

Estudantes secundaristas, universitários, moradores do Residencial Sucuri, Jardim Vitória, lideranças comunitárias, políticas, sindicais e religiosas realizaram hoje pela manhã manifestação contra o aumento da tarifa do transporte e contra a privação da Sanecap.

Cerca de 300 pessoas participaram do protesto realizado pelo CTLP (Comitê de Luta pelo Transporte Público) e pelo Fórum de Luta Contra a Privatização da Sanecap.

A manifestação se iniciou com concentração na pra Bispo Dom José e seguiu com caminhada até a Câmara de Vereadores de Cuiabá. Os manifestanesm em ritmo de carnaval, misturando irreverência e indignação, usaram narizes de palhaço, máscaras do Pânico (pânico contra aumento de tarifa e privatização), apitos, fogos de artifício, panelas, cornetas, cartazes, faixas, serpentina, bandeirolas e panfletos.

Em frente à Câmara houve uma vaia sonora e um apitaço contra o prefeito Wilson Santos, por defender o absurdo aumento da tarifa para R$ 2,05 (inclusive via Judiciário) e por defender a privatização da água.

Depois os manifestantes entraram de maneira pacífica nas galerias da Câmara de Vereadores, continuaram com apitaço e palavras de ordem. Sem seguida a militante Sandriane Dias leu uma carta de reivindicações aos parlamentares.

O documento tinha cinco potos, que são:

– que os vereadores pressionem o prefeito a revogar o decreto do aumento da tarifa, levando em conta que o valor atual já está superfaturado, segundo a CPI da Câmara de Vereadores de Cuiabá (finalizada em dezembro de 2005);

– que pressionem o prefeito a cobrar a dívida dos empresários do transporte, que é de R$ 138 milhões em multas, taxas de outorga e impostos, segundo a CPI;

– que cumpram a Lei Orgânica do Município de Cuiabá, que estabelece que a tarifa do transporte, como toda tarifa de serviço público, tenha seu valor definido pela Câmara de Vereadores de Cuiabá e não por conselhos municipais;

– que se posicionem contra a privatização da Sanecap, visto que privatização representa demissão em massa e aumento exorbitante das tarifas, e levando em conta que o consórcio público (parceria entre município, estado e União) é uma forma bem mais eficiente para o município, pois garante empréstimos com mais rapidez e menores exigências decontrapartida;

– e que a Câmara assuma o debate do destino da nossa água, posto que o prefeito quer privatizar a Sanecap por meio de uma lei compulsória, afronfrando a democracia e o debate com a população.

Os movimentos se reúnem nos próximos dias para programar as próximas manifestações.

(Mais informações: 8416-2719/Ramirez, 9901-8506/Eduardo, 9954-5011/Felipe)

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

19 − 16 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes