quinta-feira, 06/06/2024
InícioMundoSarkozy diz que França não abandonará Israel diante do Irã

Sarkozy diz que França não abandonará Israel diante do Irã

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, reiterou nesta segunda-feira, 23, diante do Parlamento israelense, o seu posicionamento contra o programa nuclear iraniano. Segundo o chefe de governo francês, “um Irã nuclear é inaceitável para a França” e Paris “nunca deixará Israel sozinho” frente a essa ameaça.

“A França estará ao lado de Israel quando ver ameaçada sua segurança, sempre senti assim e não fracassarei se chegar o momento”, disse Sarkozy, ao mencionar explicitamente o Irã. O líder acrescentou que “a França entrará no caminho daqueles que pedirem a destruição de Israel”, em referência às declarações do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, nos últimos meses.

Segundo Sarkozy, “o programa nuclear iraniano requer uma resposta decisiva por parte de toda a comunidade internacional”, e seu país tem a determinação de “intensificar” as sanções contra Teerã se Teerã “não cumprir os compromissos internacionais”.

Em discurso no qual deu garantias de segurança a Israel, país que disse ter sido fundado sobre “tanta injustiça e, ao mesmo tempo, tanta esperança”, Sarkozy lembrou também que os palestinos devem ter um Estado. “Israelenses e palestinos são parceiros da mesma dor (…), não haverá solução sem compreensão mútua e respeito mútuo”, disse.

Sarkozy pediu a Israel que não perca a oportunidade de chegar a um acordo de paz com os palestinos, porque disso depende sua segurança. “Falei com o coração”, disse Sarkozy, pouco após afirmar categoricamente que “os assentamentos (judeus na Cisjordânia) são um obstáculo à paz” e que “Jerusalém deverá ser a capital de dois Estados”.

A visita de três dias busca reforçar as relações entre a França e Israel, que nos últimos têm sido cordiais, mas com momentos de tensão. A agenda inclui encontros com líderes locais, um histórico discurso no Parlamento israelense e uma reunião com os pais do soldado israelense Gilad Shalit, seqüestrado por militantes palestinos da Faixa de Gaza. Shalit tem também cidadania francesa.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

10 + 4 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes