sábado, 27/04/2024
InícioGeralMato Grosso é tema da 'Semana da Gastronomia Regional' em Brasília

Mato Grosso é tema da ‘Semana da Gastronomia Regional’ em Brasília

Evento será realizado nos restaurantes-escola do Senac no Senado Federal, Câmara dos Deputados e na CNC, entre esta terça e quinta-feira (22 e 24)

A partir desta terça-feira (22), a capital federal receberá a ‘Semana da Gastronomia Regional – edição especial Mato Grosso’. Três cozinhas de Brasília-DF serão palco dos encantos e sabores da culinária mato-grossense.

O evento será realizado nos restaurantes-escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Senado Federal, na Câmara dos Deputados e na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A ‘Semana da Gastronomia de MT’ deverá ser prestigiada pelos senadores da República por Mato Grosso, deputados federais e estaduais, entre outras autoridades convidadas. O Senac-MT enviou à cidade uma equipe formada por chefes de cozinha e técnicas das áreas educacionais e de gastronomia da instituição que cozinharão com auxílio das equipes locais.

O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, explica que as Semanas da Gastronomia Regional são realizadas, desde 2013, pelo Departamento Nacional do Senac em intercâmbio e parceria com os departamentos regionais de diversos estados e enaltece a iniciativa.

“Será uma excelente oportunidade para divulgarmos e valorizarmos a culinária e a cultura de Mato Grosso, por meio dos pratos típicos que tanto conhecemos e admiramos, cujos sabores representam a junção de tantos povos, trabalhadores de diferentes origens, que para cá vieram, desbravaram o cerrado e fizeram suas vidas”, celebra Wenceslau Júnior, ele próprio um mineiro de Patrocínio-MG.

Hoje (22), a ‘Semana da Gastronomia Regional – edição especial Mato Grosso’ será aberta no Senac Downtown Brasília, no edifício-sede da CNC. Posteriormente, o evento segue para a Praça dos Três Poderes, onde será realizado nos restaurantes-escola do Senac na Câmara dos Deputados, amanhã (23), e no Senado Federal, na quinta-feira (24). Neste último dia da programação também ocorrerá uma aula-show de culinária, no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia do Senac.

Cardápios e cultura

Nos cardápios, elaborados especialmente para a ocasião, entradas como ceviche pantaneiro, quiche de carne seca e carpaccio de língua bovina. Entre os pratos principais, figuram os clássicos Maria Izabel, feijão empamonado e farofa de banana, além de pintado grelhado com mousseline de banana da terra e pixé (espécie de paçoca preparada com milho torrado, açúcar e canela); linguiça cuiabana com mandioca cremosa e vinagrete pico de galo; revirado cuiabano; mojica de pintado; pintado frito; pacu assado e diversos outros.

Para sobremesa, os participantes poderão escolher entre verrine de creme de manga, furrundu, cheesecake de compota de caju com crocante de baru, doces de mamão e goiaba, furrundu (feito com mamão verde ralado, rapadura e temperos) e cachorrada (doce de leite coalhado).

Além da culinária, a cultura mato-grossense também brilhará nas terras brasilienses. O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) participará com apresentação de dança folclórica do grupo de siriri ‘Flor Ribeirinha’, exposição de artesanatos regionais e mostra de telas do artista plástico Walmir Leite que integram o acervo permanente do Sesc Arsenal.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Serviço:

🗓 22/8 | Serviço à la carte

⌚ Das 12h às 15h

📍 Restaurante-escola Senac Downtown Brasília

SBN Quadra 1, Bloco B, nº 14, Térreo do edifício da Confederação Nacional do Comércio (CNC)

🗓 23/8 | Buffet

⌚ Das 12h às 15h

📍 Restaurante-escola Senac na Câmara dos Deputados

Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, 10º andar, Anexo IV

🗓 24/8 | Serviço à la carte

⌚ Das 12h às 15h

📍 Restaurante-escola Senac no Senado Federal

Praça dos Três Poderes, Senado Federal, Anexo II

🗓 24/8 Aula-show de Culinária ‘Mato Grosso’

⌚ 19h

📍 Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia do Senac

Setor de Habitações Coletivas Sul Comércio Local, Quadra 116, Bloco D, Loja 41

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

3 + cinco =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes