sexta-feira, 07/06/2024
InícioAgronegócioMeraldo (Sedraf) e Valdizete (Empaer) se comprometem com regularização de fábrica de...

Meraldo (Sedraf) e Valdizete (Empaer) se comprometem com regularização de fábrica de laticínios em Leverger

O Sinterp – Sindicato dos servidores da Empaer, através do seu presidente, o sindicalista Gilmar Brunetto, continua apoiando iniciativas que levem ao fortalecimento da agricultura familiar e das atividades dos pequenos agricultores de Mato Grosso.



Dentro deste esforço, o Sinterp conseguiu motivar a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (Sedraf), a Empaer e a Prefeitura Municipal para atuarem como parceiros do Sindicato no esforço de regularização da Fabrica de Laticínios Rebeca, que funciona na localidade de Varginha, no municipio de Santo Antônio do Leverger. 



Fundada pela casal de biólogos cubanos Carlos Magarino e Rebeca Rondon e contanto com uma quadro de seis funcionários, a pequena agroindústria já produz 200 quilos de queijo coalho por dia e só depende de receber o selo de inspeção sanitária para poder ampliar a sua produção e a comercialização de seus produtos.



O projeto entusiasmou o novo secretário de Agricultura, Meraldo Figueiredo e o presidente da Empaer, Valdizete Nogueira. Eles se comprometeram a atuar, junto ao Governo do Estado e ao Banco do Brasil, no sentido de quebrar as barreiras burocráticas que vem embaraçando a expansão da Laticínios Rebeca e de sua produção.



"Esta fábrica é só um exemplo das diversas atividades que se desenvolvem em nosso Estado, de forma às vezes muito precária, porque falta uma política de efetivo apoio ao pequeno produtor rural" – diagnostica Gilmar Brunetto – "Tenho certeza de que, com uma atuação articulada entre a Sedraf, a Empaer e a Prefeitura, poderemos garantir um forte incremento ecônomico no setor rural de Santo Antônio – e esta situação pode ser desdobrada em outros municipios e em outras regiões do Estado. O que tem faltado é a vontade política de priorizar essas atividades. Espero que o secretário Meraldo e o presidente Valdizete consigam acabar com este marasmo."



Para a fabricação de 200 quilos de queijo por dia a Rebeca consome 2 mil litros de leite, adquiridos de pequenos produtores da região da Varginha. A proposta do empresário Carlos Magarino é ampliar a produção para mil quilos de queijos por dia, com a compra de 10 mil litros de leite. "É fácil imaginar o impacto que terá uma expansão deste tipo. A fábrica poderá colocar seus produtos à venda em todas as redes de supermercado de Mato Grosso, contribuindo para a formação de uma bacia leiteira na região de Santo Antonio. Esse é o futuro para o qual queremos contribuir, no médio prazo", informa Gilmar Brunetto.



Em sua passagem por Leverger, o secretário Meraldo Figueiredo e o presidente da Empaer, Valdizete Nogueira também visitaram a Chácara das Flores, que atua como uma das fornecedores do leite industrializado pelos laticínios Rebeca.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

1 × 1 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes