terça-feira, 14/05/2024
InícioPolíticaMesa Diretora, Sala da Mulher e Instituto Memória realizam exposição

Mesa Diretora, Sala da Mulher e Instituto Memória realizam exposição

Será aberta nesta segunda-feira (03), às 17 horas, no saguão principal da Assembléia Legislativa, a exposição em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher” – comemorado no dia 08 de março. Com 10 anos de existência, a apresentação, que se estende até sexta-feira (07), além de homenagear, também tem o objetivo de criar mecanismos para defender os interesses das mulheres de toda a sociedade mato-grossense.
No evento, que acontece por meio de uma parceria entre a Sala da Mulher, Mesa Diretora da Assembléia Legislativa e Instituto Memória, sob a coordenação da secretária Ísis Catarina Brandão, vai estabelecer o ano de 2008 como o da “Mulher Mato-grossense”. O tema, aliás, consta em forma de projeto de lei de autoria do presidente da Casa, deputado Sérgio Ricardo, que, no ato da abertura da exposição, fará uma explanação sobre a importância da preservação dos direitos da mulher em âmbito estadual e nacional.

“A intenção é resgatar a memória e valorizar as mulheres de ontem e de hoje, grandes responsáveis por melhoria na qualidade de vida da sociedade, principalmente, nos avanços dos direitos humanos previstos na nossa Constituição”, avaliou o presidente.

O parlamentar ressaltou que durante a exposição vai chamar a atenção às dificuldades enfrentadas no cotidiano das mulheres e buscar alternativas de políticas públicas voltadas a elas. De acordo com Sérgio Ricardo, a garantia de cidadania para as mulheres depende das transformações no mercado de trabalho e na organização da vida doméstica.

“É preciso que haja mudanças, principalmente no relacionamento entre homem e mulher. E esse não é um assunto que se resolve facilmente, ou seja, em apenas um dia específico”, destacou, ao recomendar que as mulheres precisam de uma vez por todas serem respeitadas como membros efetivos de uma sociedade composta por direitos iguais.

Da programação, ainda fazem parte o lançamento do edital do “Diploma Mulher Cidadã 2008”; a abertura da exposição “Mulheres Mato-Grossense e que Mulheres” e a exposição do exemplar original do livro “Lembranças de Mato Grosso”, publicado em 1897, por Maria do Carmo Mello Rego, a primeira mulher a registrar o cotidiano das mulheres no Estado. O exemplar original do livro será concedido por uma das homenageadas na exposição, a professora de literatura Yasmim Nadaf.

O presidente Sérgio Ricardo justificou que quer aproveitar a exposição para debater as condições de vida precária e injusta, que infelizmente até hoje, algumas mulheres mato-grossenses são submetidas.

Entre as diversas personalidades de destaque que serão homenageadas constam as parlamentares Serys Marly, representando Mato Grosso no Senado da República e a deputada estadual Chica Nunes, primeira mulher a assumir um cargo na Mesa Diretora da AL. “Apesar de séculos de dominação masculina, hoje estamos no século 21 e temos que reconhecer que, além dos trabalhos da senadora e da deputada, a luta de mulheres como Zulmira Canavarros, May Couto, Dunga Rodrigues, Maria Muller, entre tantas outras, foi fundamental para busca de igualdade dos direitos femininos no Estado”, declarou.

HISTÓRIA= A apresentação da exposição começa com a história de Tereza de Benguela, também conhecida como “Doninha do tanque novo”, que viveu no século XVIII – considerada líder implacável e valente que, após a morte do marido, chefiou o Quilombo do Piolho ou Quariterê, comunidade de três mil pessoas, no rio Guaporé, próximo à fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.

Ísis Catarina destacou a importância do evento para a mulher deste novo milênio. “A iniciativa do deputado, em transformar o ano de 2008 como o ano da “Mulher Mato-grossense, sem dúvida vai colaborar no sentido de promover diversas audiências para defender os interesses e ouvir as preocupações de cada uma delas”, destacou Ísis, parabenizando o sucesso da exposição em anos anteriores. “Esse evento cresce a cada ano, porque mulheres nobres, inúmeras mulheres, surgem diariamente para fazer parte dessa exposição”, finalizou a secretária.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dez + treze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes