segunda-feira, 29/04/2024
InícioSaúdeMetade dos medicamentos vendidos no Brasil é usado de maneira errada

Metade dos medicamentos vendidos no Brasil é usado de maneira errada

Profissionais de saúde de todo o País discutem em Brasília o consumo indiscriminado de medicamentos. Dados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mostram que 15% da população brasileira consome mais de 90% da produção farmacêutica e que 50% dos medicamentos vendidos no Brasil é usado de forma errada pelos pacientes. Outro dado curioso é que metade dos consumidores compra medicamentos para tratamento de um só dia.

O Seminário sobre Propaganda e Uso Racional de Medicamentos é uma promoção da Anvisa, apoiada pelas federações dos médicos (Fenam) e dos farmacêuticos (Fenafar).

A preocupação das autoridades sanitárias com o fenômeno do consumo sem critério de medicamentos se deve a seu impacto nos indicadores de Saúde Pública. A ingestão excessiva ou indevida e as reações adversas aos medicamentos lideram o ranking nacional de intoxicação há sete anos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) também lidera uma campanha para combater este descontrole no acesso aos medicamentos verificados em diversos países.

Segundo dados da OMS, de 25 a 70% do gasto em saúde nos países em desenvolvimento
correspondem a medicamentos. Nos países desenvolvidos, o gasto é de no máximo 15%.

A Anvisa realizou quatro seminários regionais: para a Região Nordeste, em Salvador (BA), em dezembro de 2005; para a Região Norte, no fim de março; para a Região Sul, em abril; e para a Região Sudeste, em junho. No encontro de três dias em Brasília, serão consolidadas as propostas apresentadas nos encontros regionais, com o objetivo de formular um plano de ação nacional.

Os seminários fazem parte de uma estratégia da Agência para atuar em favor do uso racional de medicamentos e debater o impacto que a propaganda desses produtos exerce nos hábitos da população.

Além dos seminários, a Anvisa mantém a monitoração permanente da propaganda de medicamentos e produtos voltados à saúde, o projeto das Farmácias Notificadoras e uma campanha de rádio para informar sobre o assunto.

ODIA

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

3 × 4 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes