domingo, 28/04/2024
InícioMundoMilhares de britânicos deixam suas casas temendo inundações

Milhares de britânicos deixam suas casas temendo inundações

Milhares de pessoas foram retiradas de suas casas em várias localidades litorâneas do leste da Inglaterra, onde as autoridades temem que a alta do nível das águas provoque inundações, informou nesta sexta-feira, 8, a Agência de Meio Ambiente britânica (EA, sigla em inglês).

Segundo a EA, a alta do nível das águas foi causada por uma corrente do Mar do Norte. O fenômeno pode pôr em perigo a população de Great Yarmouth, no condado de Norfolk, e de outras localidades do condado de Suffolk, além de causar danos materiais.

As autoridades estenderam o alerta ao litoral dos condados de Lincolnshire, Essex, North Yorkshire e Kent, no leste da Inglaterra.

Great Yarmouth deverá ser a área mais afetada pela alta do nível do mar. “Há ainda um risco de inundações no litoral. A boa notícia é que por enquanto as defesas contra as cheias não foram superadas.

Algumas estradas do litoral estão inundadas, mas isso pode ser efeito de uma combinação da ação das ondas e dos ventos”, disse nesta sexta um porta-voz da EA.

Enchente histórica

A agência informou que, por enquanto, o nível das águas não é tão alto quanto se temia em princípio. Na quinta, especialistas compararam a atual situação com as inundações de 1953, quando centenas de pessoas morreram e grande parte do leste da Inglaterra ficou sob as águas.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, presidiu nesta sexta uma reunião do comitê de emergência Cobra para analisar com outros ministros a situação no leste da Inglaterra.

Nas localidades ameaçadas, várias pessoas passaram a noite em centros comunitários e escolas. Outras optaram por ficar nos andares mais altos de suas casas, informaram as forças de segurança. Até 30 escolas foram fechadas como medida de precaução.

O ministro do Meio Ambiente, Hilary Benn, disse ontem à noite que o governo está fazendo o possível para ajudar a população. Mas reconheceu que ninguém pode prever os efeitos da maré nas áreas Litorâneas.

Em Londres, a barreira do rio Tâmisa foi fechada na quinta-feira, para conter a alta do nível das águas. A cidade está “segura”, garantiu Andy Batchelor, responsável pela supervisão local.

Países Baixos

As autoridades holandesas também adotaram uma série de medidas de proteção para evitar inundações devido a um forte temporal no Mar do Norte, que por enquanto só causou um aumento do nível da água.

É a primeira vez desde 1976 que a Holanda aplica medidas generalizadas de proteção do litoral e dos diques, segundo a Radio 1 holandesa.

Depois das inundações de 1953, que causaram 1.800 mortes, engenheiros holandeses projetaram o Plano Delta, um sistema de proteção das costas do país.

Por causa da tempestade prevista, na última quinta à noite pela primeira vez as autoridades fecharam a complexa comporta marítima Maeslantkering. Construída perto do porto de Roterdã, ela protege a província de Zuid Holland dos riscos de inundações.

Também foi fechada outra comporta marítima de grande porte, a Oosterscheldekering, no litoral sudoeste, na província de Zeelandia.

A maior parte do território da Holanda fica abaixo do nível do mar. Por isso, o país é muito vulnerável a tempestades, especialmente vindas do noroeste. O alerta se mantém no norte do país, onde o nível do mar ainda pode subir.

No porto de Antuérpia, no note da Bélgica, também foi fechada a comporta marítima, para evitar que a água que ultrapassa os diques chegue à cidade.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

16 − 8 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes