terça-feira, 14/05/2024
InícioMundoMinistro da Defesa de Israel propõe criar túnel entre Gaza e Cisjordânia...

Ministro da Defesa de Israel propõe criar túnel entre Gaza e Cisjordânia

O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, propôs nesta segunda-feira a criação de um túnel ligando a faixa de Gaza à Cisjordânia, sob o território israelense. As declarações foram feitas durante discurso de campanha visando a eleição do próximo dia 10.

A ideia de ligar os dois territórios palestinos já havia sido levantada no passado, mas perdeu força junto com as conversas de paz apoiadas pelos EUA, em meio à violência e a criação de assentamentos israelenses.

A ofensiva israelense de 23 dias contra a faixa de Gaza aumentou a popularidade de Barak, candidato a primeiro-ministro pelo Partido Trabalhista. Porém, as pesquisas mostram o candidato da direita, Benjamin Netanyahu, na liderança, à frente também da outra candidata, a chanceler Tzipi Livni, do Kadima.

Em discurso a estudantes no sul de Israel, Barak afirmou que irá pressionar pela existência do Estado palestino se eleito primeiro-ministro.

Ao ser questionado sobre como Gaza –encrave no litoral com 1,5 milhão de habitantes, separado da Cisjordânia pelo território israelense– poderia fazer parte do Estado palestino, Barak respondeu que as regiões poderiam ter uma ligação subterrânea.

Túnel

“A forma preferida para fazer isso seria cavar um túnel que estaria sob a soberania israelense, mas para uso totalmente livre e desobstruído dos palestinos”, disse o ministro.

Ele sugeriu que um dos caminhos mais curtos teria cerca de 48 km de distância, indo da cidade de Beit Hanoun, em Gaza, até Dura, perto da cidade cisjordaniana de Hebron.

Cerca de 3 milhões de pessoas vivem na Cisjordânia, território ocupado por Israel na Guerra dos Seis Dias (1967).

Barak afirmou que o projeto do túnel teria um custo de US$ 2 bilhões a US$ 3 bilhões, mas não disse quem iria arcar com a despesa, nem em quais condições ele seria construído.

O grupo islâmico Hamas tomou o controle da faixa de Gaza do governo do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, em 2007. Israel rejeita a ideia de Estado palestino com o território dominado pelo Hamas.

Durante a ofensiva em Gaza, Israel bombardeou túneis usados para o tráfico de armas e mercadorias do Egito a Gaza, e autoridades israelenses mostraram preocupação que qualquer ligação entre Gaza e Cisjordânia possa ser usada para o mesmo propósito.

F.Online

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

14 + dois =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes