sexta-feira, 07/06/2024
InícioAgronegócioMoratória da soja é debatida entre Aprosoja-MT, Abiove e Anec

Moratória da soja é debatida entre Aprosoja-MT, Abiove e Anec

Encontro foi a primeira reunião de um grupo de trabalho para discutir o acordo que restringe a venda de soja de áreas desmatadas legalmente após 2008

Fonte: Canal Rural

Em reunião realizada na última sexta-feira (10/05), em Cuiabá (MT), representantes da Aprosoja-MT, Abiove e Anec formaram o primeiro grupo de trabalho para discutir a Moratória da Soja.

O pacto foi criado em 2006 pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) e restringe a compra da soja produzida em áreas do bioma Amazônia, desmatadas após 2008, mesmo que a abertura tenha sido feita de maneira legal.

A reunião foi realizada na sede da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), após requerimento da deputada federal Coronel Fernanda (PL/MT).

Presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber, destacou durante a reunião que a entidade sempre buscou o diálogo para solucionar a questão da moratória. Ele frisou ainda que o acordo interfere diretamente no direito à propriedade, pois essas empresas comercializam mais de 90% da soja em Mato Grosso.

“A nossa entidade sempre busca o diálogo primeiro, então, estamos dialogando, dando espaço para que eles possam se defender, de fazer as suas alegações. Mas, de toda forma, o nosso trabalho é para acabar com a moratória. Nós não temos muito tempo a perder, pois o produtor está tomando prejuízo e há uma grande injustiça com nossos agricultores”, enfatizou Lucas Beber.

Na ocasião, a deputada federal Coronel Fernanda, ressaltou que propostas foram apresentadas para a Abiove e Anec com objetivos de curto e médio prazo.

A parlamentar considerou a reunião em Cuiabá importante, porque todos juntos, com um único objetivo, começamos a derrubar a questão da Moratória da Soja. “Tivemos aqui três propostas apresentadas para as duas associações, Anec e Abiove, e no dia 12 de julho os seus representantes nos darão um retorno sobre elas”, ressaltou a parlamentar.

Apesar do avanço no debate sobre a moratória da soja, o vice-presidente Norte da Aprosoja-MT e presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo, salientou que ainda há entraves por parte das duas associações.

Ilson Redivo lembrou que é importante os produtores se manterem mobilizados e destacou que o governador Mauro Mendes tem sido incisivo contra esse acordo comercial.

“O diálogo nunca pode terminar. Acredito sempre que um bom acerto é melhor do que uma boa demanda, e é o que a gente está procurando fazer. Nós estamos dialogando com as entidades, com a Abiove principalmente, no sentido de buscar, em conjunto, soluções que contemplem as duas partes”, finalizou Redivo.

Da redação do AltNotícias com informações do Canal Rural

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

8 + sete =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes