segunda-feira, 29/04/2024
InícioSaúdeMudança de hábito ainda é a principal dificuldade na luta contra a...

Mudança de hábito ainda é a principal dificuldade na luta contra a dengue

Os índices de larvas do Aedes Aegpty encontrados nas residências pelos agentes de saúde na última semana indicam que o cuiabano ainda não está fazendo sua parte no combate à dengue.

A coordenadora de Vigilância a Doenças e Agravos da Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), Ivanete Fortunato, informa que, mesmo neste período, quando as chuvas não são constantes, existe um crescimento gradual nos casos de dengue no município.

Durante todo o ano o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) faz o monitoramento das larvas e de acordo com a coordenadora do CCZ, Alessandra Carvalho, na maioria das vezes ela são encontradas em residências habitadas e não naquelas abandonadas ou em terrenos baldios.

“Quase sempre as larvas são encontradas nas caixas d”água. Outras vezes, estão no lixo que fica acumulado dentro do próprio quintal, como latas, garrafas e sacolas plásticas”, ressaltou.

Para diminuir o risco de contaminação, além de tomar sempre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, que se dá na água limpa e parada, os moradores devem cooperar com o trabalho dos agentes de saúde, acompanhado-os na visita e indicando os locais onde possam existir larvas.

Tais cuidados são, por exemplo, a lavagem adequada da caixa d”água. “Não basta apenas tombar a caixa e trocar a água que está lá dentro, é preciso escovar bem a superfície do reservatório para garantir que nenhuma larva fique grudada lá”, explica Alessandra.

Quanto à visita dos agentes, os moradores podem identificá-los pelo uso do crachá e tirar qualquer dúvida ligando para o CCZ pelo número 3617 1680.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

1 × 3 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes