domingo, 12/05/2024
InícioCidadeMuseu de Sant"Ana será inaugurado em Chapada dos Guimarães

Museu de Sant”Ana será inaugurado em Chapada dos Guimarães

Nesta sexta-feira (30), a partir das 18 horas, Chapada dos Guimarães ganhará um novo atrativo cultural em seu roteiro turístico. Será inaugurado o Museu de Sant”Ana, no interior da Igreja de Sant”Ana, no centro histórico da cidade.

O museu de arte sacra remonta a história da igreja e do próprio município. Relatos históricos evidenciam que a partir da construção da Igreja de Santana, a população de garimpeiros e colonos concentrou-se no entorno da mesma. Muitas fazendas instalaram-se na região, caracterizando-se como uma localidade importante para o abastecimento urbano de gêneros de subsistência, já que Cuiabá vivia exclusivamente para a mineração.

O museu de Sant”Ana reúne objetos de cunho religioso, materiais e peças que têm a ver com a arquitetura da igreja, também móveis antigos e utensílios das missões franciscanas e salesianas. Uma das salas é dedicada ao Frei Osvaldo Braun que costumava atender a população na igreja. Frei Osvaldo era farmacêutico e tinha vocação para atender as pessoas doentes, transformando-se em médico preferido de todas elas.

O espaço do museu ganhou uma pequena reforma, recebeu também fotos da igreja, de procissões, da Festa de Sant”Ana, da encenação da Paixão de Cristo, entre outras, sob diversos olhares, como os dos fotógrafos Izan Peterlle, Mário Friedlander, Odilon do Carmo e Cláudio Gomes, além de quadros e textos que elucidam períodos históricos da igreja e do município.

“Conseguimos reunir um bom acervo para o museu de Sant”Ana, muita coisa estava guardada na própria igreja, mas é importante salientar que podem ser agregados outros materiais a esse acervo, basta que pessoas e instituições que possuam peças de valor histórico e cultural, procurem a Secretaria de Turismo e Cultura de Chapada e façam uma doação ou empréstimo de peças, obras, objetos para o museu, o que será muito bem vindo e registrado”, informa o secretário municipal de turismo de Chapada, Daniel Pellegrim.

A criação do museu de Sant”Ana marca um importante momento que a cidade vive, em que os munícipes voltam seus olhos para a preservação da memória e para o fortalecimento de um processo de valorização e difusão cultural, que se fortaleceu em 2005, com a restauração do conceito cultural e artístico do principal evento da cidade – o Festival de Inverno e, posterior a isso, com uma série de eventos culturais que foram realizados na cidade (inclusive dentro da igreja de Santana – concertos e apresentações de coros), visando também formação de público para as artes.

Além das salas que foram adequadas para mostrar as exposições de fotos e objetos, a nave da igreja abriga peças originais do século XVIII, algumas anteriores à sua construção, como é o caso das imagens dos santos da missão jesuítica.

A igreja possui características do período colonial a exemplo de objetos no estilo rococó e barroco, azulejos portugueses, lampadários de prata, três altares, dois púlpitos, etc.

Outra raridade presente na igreja é a imagem de São José de Botas. “Em várias igrejas do Brasil há imagens de São José, calçando botas de cavaleiros em vez da clássica sandália. É o São José do Egito, peregrino, viajante, protetor dos caminheiros. De acordo com Luís Câmara Cascudo, São José, o humilde e castíssimo esposo de Maria, foi menos lembrado dos povoadores primitivos como orago de capelas. Em todas, porém, obteve seu nicho, onde em pequeninas imagens de indumentária galega, com as botas clássicas de peregrino de Santiago, recebia seu culto”.

A Igreja Nossa Senhora de Sant”Ana do Sacramento foi inaugurada em 31 de julho de 1779, com uma grande festa, cavalhada e folguedos. Sua construção foi uma iniciativa do juiz de fora de Cuiabá, José Carlos Pereira, que, resolveu erguê-la em substituição à pequena igreja de taipa, coberta de palha, a qual ele encontrou sem manutenção e que foi erguida por orientação do padre jesuíta Estevão de Castro, em sua missão para catequização de índios, onde hoje se encontra o bairro Aldeia Velha.

Da antiga igreja, ele mandou transferir as imagens de Santo Ignácio de Loyola, São Francisco Xavier e Nossa Senhora de Sant”Ana. Posteriormente, mandou vir do Rio de Janeiro uma imagem grande de Nossa Senhora de Sant”Ana. A igreja de Sant”Ana, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é um rico patrimônio histórico e cultural do Estado. De acordo com Etzel, “é o único e autêntico resíduo barroco existente em Mato Grosso”.

Após a inauguração, o museu e a igreja ficam abertos para visitação de quarta-feira a domingo em horário comercial. Será cobrada uma pequena taxa para visitação. A implantação do Museu de Sant”Ana é uma realização da Prefeitura de Chapada dos Guimarães, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, em parceria com a Paróquia de Sant”Ana.

Localização do Museu:

Igreja de Sant”Ana.

Praça Dom Wunibaldo, Centro.

Chapada dos Guimarães – MT.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

5 × cinco =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes