quinta-feira, 23/05/2024
InícioSaúdeNovo Hospital Universitário Júlio Müller terá heliporto

Novo Hospital Universitário Júlio Müller terá heliporto

A construção da nova sede do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), bem como do Campus II da UFMT, acontecerá no início de 2010 no terreno de 147 hectares localizado no km 12, da rodovia Palmiro Paes de Barros, a MT-040. Além de dar fôlego à área da saúde em Mato Grosso, que está em crise, o hospital trará grande desenvolvimento ao município de Santo Antônio do Leverger. Da mesma forma o Campus II atrairá muitos estudantes movimentando a economia local, pois abrigará os cursos de saúde existentes e os novos previstos que são Terapia Ocupacional, Farmácia e Odontologia.
Os detalhes destas obras, que beneficiarão Mato Grosso, foram apresentados pelos participantes da audiência pública realizada pelo deputado estadual Alexandre Cesar (PT) na Assembleia Legislativa na quinta-feira (22). Ele mesmo se envolveu nessa luta obtendo o terreno que abrigará as duas novas estruturas, cedido pelo governo do Estado, assim como a duplicação da MT- 040, onde a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra-MT) atendeu à indicação do parlamentar.

De acordo com o secretário adjunto de Transportes da Sinfra, Alexandre Corrêa de Mello, a novidade na duplicação da rodovia de acesso ao novo HUJM e Campus II da UFMT, é que, com o advento da Copa de 2014, o governador autorizou a duplicação até o município de Santo Antônio do Leverger e não somente até o km 12 como se planejava inicialmente. Além disso, também serão executados sete trevos no trajeto.

“O Edital 018 de 2009, Lote 02, será lançado na segunda-feira (26) às 14h30. Serão aplicados R$ 22,579 bilhões na duplicação dos 23 km e mais R$ 5 milhões para a execução dos sete trevos de acesso a Varginha, Barreirinho, entre outros”, explicou o secretário Alexandre Mello.

Uma animação exibida na audiência pública mostrou a arquitetura do novo HUJM, que será o primeiro hospital de Mato Grosso a contar com heliporto. O estacionamento será amplo e todo arborizado. As áreas internas do hospital serão bem distintas, com saguão, ambulatório, entrada de emergência, internação e local de repouso para os profissionais. Em um auditório os estudantes poderão assistir às cirurgias. Haverá todas as especialidades médicas e 250 leitos, o que duplicará a atual capacidade do hospital.

Segundo o reitor em exercício da UFMT, o doutor Francisco José Dutra Souto, o novo HUJM é um projeto muito desejado pela comunidade universitária. “Desejamos a construção de um hospital maior, mais moderno e equipado que permita atender melhor às demandas crescentes da população. O HUJM foi fundado em 84, completou 25 anos, e hoje alberga 120 leitos, sem condições de maior expansão. Há muito tempo a demanda supera o que temos para oferecer”, lembrou.

O reitor afirmou que o Campus II e o novo HUJM só serão possíveis graças ao esforço do ex-reitor Paulo Speller, da atual reitora Maria Cavalli Neder, do governo federal através do MEC e Ministério da Saúde, do governador Blairo Maggi, do deputado Alexandre Cesar e da bancada federal de Mato Grosso.

“O terreno doado extrapola a nossa necessidade, mas isso é bom uma vez que o Campus do Coxipó teve a capacidade de construção exaurida. Já houve abertura de licitação para o novo prédio da Faculdade de Ciências Médicas e a Faculdade de Enfermagem já discute sua ida para aquele Campus”, acrescentou o reitor.

O professor doutor Sérgio Allemand Mota, diretor da Fundação de Apoio Uniselva da UFMT afirmou que já está sendo discutido o novo modelo de gestão do pessoal para um melhor funcionamento do novo HUJM.

O professor doutor Antonio José de Amorim, diretor da Faculdade de Medicina da UFMT, ressaltou que o novo HUJM será muito importante para os cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição que são bem conceituados e reconhecidos. “Isso também atende a necessidade da população de Mato Grosso e a formação de novos profissionais. Queremos ir além e fortalecer parcerias com os municípios para conseguir estágio para os estudantes nos Programas de Saúde da Família, Policlínicas e Postos de Saúde”.

Para o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, a UFMT, mais uma vez, será protagonista do desenvolvimento de Mato Grosso com sua visão futurista.

O morador da comunidade rural Liderança, João Viana, está otimista com as obras que levarão desenvolvimento ao município de Santo Antônio. “Isso vai ser ótimo para nós, pequenos produtores, que poderemos comercializar nossas frutas e verduras, além é claro, do benefício para a saúde do Estado”.

A deputada Vilma Moreira (PSB) se disse impressionada com a exibição das novas instalações do HUJM, expressando que será “um sonho”. Já o deputado estadual Alexandre Cesar (PT) afirmou que será essencial a ampliação da capacidade do HUJM com a crise sem precedentes na saúde da Capital, o que reflete em todo o Mato Grosso.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

quatro + 19 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes