domingo, 28/04/2024
InícioSaúdeNovo medicamento contra Aids reúne três tratamentos em um único comprimido

Novo medicamento contra Aids reúne três tratamentos em um único comprimido

O remédio, batizado de Atripla e que combina os anti-retrovirais efavirenz (comercializado com o nome de Sustiva), emtricitabina (Emtriva) e tenofovir disoproxil (Viread), foi aprovado nesta semana pela agência de controle de medicamentos nos Estados Unidos Food and Drug Administration (FDA), após um procedimento acelerado.

O Atripla, primeiro tratamento deste tipo no mundo, surgiu da estreita e pouco habitual colaboração entre os dois grupos farmacêuticos que têm as patentes afetadas, Bristol-Myers Squibb (Sustriva) e Gilead Sciences (Emtriva, Viread).

A FDA havia aprovado o Sustiva em 1998, o Viread em 2001 e o Emtriva em 2003. Depois, um estudo realizado com 244 adultos soropositivos durante mais de 10 meses mostrou que a combinação dos três medicamentos permite em 80% dos casos uma forte diminuição de sua carga viral e um aumento importante da quantidade das células T4, que permitem lutar contra a infecção.

Mais de um milhão de pessoas vivem com o vírus do HIV/Aids nos Estados Unidos, onde são declarados 40.000 novos casos a cada ano.O sinal verde da FDA permitirá ainda aos Estados Unidos propor o Atripla nos 15 países alcançados pelo plano de emergência do presidente George W. Bush contra a Aids: Botsuana, Costa do Marfim, Etiópia, Guiana, Haiti, Quênia, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Ruanda, África do Sul, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Vietnã.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

5 × dois =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes