quarta-feira, 15/05/2024
InícioPolíciaNovo Secretário de Segurança Quer agregar o trabalho da PF com as...

Novo Secretário de Segurança Quer agregar o trabalho da PF com as policias Civil e Militar

Tomou posse como secretário de Justiça e Segurança Pública, o delegado federal Diógenes Curado Filho. Ele assume a Sejusp com o reforço anunciado de 1.030 soldados para a Polícia Militar.

A autorização para o concurso público militar foi assinada pelo governador Blairo Maggi durante a cerimônia de posse na sede da Sejusp, em Cuiabá. A transição de Curado na Sejusp começou há duas semanas, tempo em que conheceu os funcionários e as instituições ligas à Segurança Pública.

Governador Blairo Maggi participa da cerimônia de posse do Secretário de Justiça e Segurança Pública Diógenes Gomes Curado Filho
O novo secretário afirmou que sua gestão terá como prioridades maior desenvolvimento de investigações sólidas. Sobre a Polícia Judiciária Civil, o diretor-geral da instituição, José Lindomar Costa, comentou que as prioridades centrais recomendadas por Curado são o combate aos crimes ambientais, tráfico de drogas, e ainda, os crimes contra a máquina pública, independentemente de quem forem os suspeitos.

Durante o discurso de posse, Curado adiantou que o Grupamento Especial de Fronteira (Gefron) receberá uma atenção especial. Durante o ano de 2007, um terço de toda a apreensão de entorpecentes no País aconteceu em Mato Grosso. A justificativa é o melhoramento das polícias e, principalmente, pela grande extensão fronteiriça do Estado. Ele sugeriu o desenvolvimento de convênios com o governo da Bolívia para aumentar a repressão ao tráfico internacional. Outras duas instituições foram observadas pelo novo secretário, tanto a Polícia Técnica (Politec) como o Corpo de Bombeiros. “Elas devem receber uma atualização tecnológica constante para dar ferramentas à altura dos profissionais que trabalham nestas instituições”.

Para o governador Blairo Maggi, a tarefa que Curado assume é de grande dificuldade. “A segurança uma pasta cheia de espinhos. Nos momentos de crise é a que mais ganha repercussão. As dificuldades aparecem todos os dias”. Ele disse que ao convidar um delegado da Polícia Federal para assumir a Sejusp está realizando um processo de integração entre todas as polícias, aumentando a qualidade e o poder de investigação em Mato Grosso.

CARLOS BRITO – O ex-secretário de Justiça e Segurança relacionou os principais trabalhos desenvolvidos durante o ano de 2007, como a criação da Fundação Nova Chance, implantação do Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO) e do centro de Atendimento de Saúde da Segurança Pública, fortalecimento do Grupo de Gestão Integrada (GGI) e do serviço de Inteligência, investimentos para as polícias e perícia técnica, entre outras ações. Ele destacou ainda quebra de paradigmas e a implantação do Núcleo Sistêmico de Segurança.

“O assunto segurança pública é discutida hoje por todos e não fica restrito apenas a grupos específicos. Nos vários setores da sociedade e Poderes Públicos de todas as esferas e, até mesmo, no meio familiar já se discute Segurança Pública”, ressaltou o secretário, destacando também que “a implantação do primeiro Núcleo Sistêmico, representa um novo e moderno modelo de gestão”.

Brito acrescentou que o novo secretário tem experiência e qualificação para assumir a Pasta e dar continuidade aos trabalhos iniciados. “A integração da Polícia Federal com as corporações do Estado será de extrema importância para o avanço da Segurança Pública no Estado”.

DIÓGENES CURADO – Há 22 anos morando em Mato Grosso, para onde veio como agente da Polícia Federal, o delegado Diógenes Curado, 48 anos, passou em 2004 a exercer a função de delegado, sendo chefe do Núcleo de Repressão à Entorpecentes e depois como delegado regional responsável pelo combate ao crime organizado.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

13 − 7 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes