segunda-feira, 29/04/2024
InícioMundoObama indica Joe Biden a vice

Obama indica Joe Biden a vice

O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, surpreendeu os eleitores e a mídia americana e anunciou à meia-noite deste sábado o nome de seu vice, o senador Joseph Biden. Há cerca de dois meses Obama estudava opções para formar uma chapa.

Divulgada por várias redes de televisão americanas dos Estados Unidos, a notícia da indicação saiu antes de ser transmitida aos partidários de Obama por mensagens de texto enviadas a celulares, como a campanha do democrata havia prometido desde o começo do mês.

Três horas mais tarde o site do democrata na internet e as mensagens a celulares confirmavam a notícia: “Barack Obama escolheu o senador Joe Biden para vice”.

Joseph Biden, 65, senador por Delaware e presidente do Comitê de Exteriores do Senado, é um dos maiores especialistas democratas em política externa. Com décadas de experiência em segurança nacional, Biden deve trazer maior experiência internacional a candidatura de Obama, o ponto fraco do democrata segundo analistas.

Divulgação

Joe Biden foi escolhido para vice-presidente de Barack Obama
Extrovertido, bom argumentador e mordaz orador, Biden reúne os três requisitos que Obama procura em um companheiro de chapa eleitoral: está preparado para ser presidente, será capaz de ajudá-lo a governar e, sobretudo, tem idéias próprias.

Desde o começo desta semana, a expectativa da nomeação do vice de Obama estampava as capas dos principais jornais e revistas americanos. A campanha do democrata fez mistério e alugou para a tarde deste sábado o Old State Capitol, um prédio histórico em Springfield, Illinois, sem revelar quando seria anunciada a escolha do companheiro de chapa de Obama.

Nestes três meses de campanha presidencial, muitos nomes foram especulados para a chapa democrata. Biden estava entre os três mais cotados, ao lado do governador da Virgínia, Tim Kaine, e o senador por Indiana, Evan Bayh.

Somente ontem se soube que Kaine e Bayh, haviam “saído” da lista.

Obama elogiou o senador por sua proposta no Comitê de Relações
Internacionais de US$ 1 bilhão adicionais para projetos de reconstrução na Geórgia, após a invasão russa.

“Quero alguém capaz de desafiar minhas idéias e não simplesmente alguém que diga sim para tudo”, afirmou Obama na sexta-feira, quando revelou que já tinha escolhido quem seria seu vice, sem dizer o nome do eleito.

Ele disse ainda que estava procurando mais do que apenas um parceiro de chapa. “Quero alguém independente, alguém que me ajude a enxergar além das minhas noções pré-concebidas e me desafie para que tenhamos debates robustos na Casa Branca.”

Desde então, tudo apontava para a designação de Biden, que veio a público à meia-noite do sábado, mais de doze horas antes de o candidato democrata comparecer com seu novo companheiro de chapa em Springfield, Illinois, onde farão o primeiro comício conjunto.

Foi precisamente nesta localidade, terra adotiva do 16º presidente dos EUA, Abraham Lincoln, o homem que aboliu a escravidão no país, que Obama lançou, sua candidatura à Presidência, em fevereiro de 2007.

Após esta “apresentação à sociedade”, ambos os senadores devem realizar uma breve viagem pelos Estados eleitoralmente mais difíceis do país antes de desembarcar em Denver, Colorado, para participar da Convenção Democrata que começa na segunda-feira e na qual serão oficializadas suas candidaturas.

Quem é Joseph Biden

Senador democrata pelo Estado de Delaware, Joseph Robinette Biden Jr. está em seu sexto mandato e é um dos políticos há mais tempo em atividade. Biden foi um dos pré-candidatos democratas à Presidência neste ano, mas deixou a corrida após o “caucus” de Iowa e agora figura na lista de prováveis candidatos a vice.

Nascido em 20 de novembro de 1942, em Scranton, Pensilvânia, Biden teve praticamente toda sua vida política atrelada ao Senado. De família católica irlandesa, ele se formou em História e Ciências Políticas pela Universidade de Delaware, em 1965, e em Direito na Universidade de Syracuse, em 1968. Fora da política, atuou como advogado e defensor público na cidade de Wilmington, Delaware.

Em 1970, Biden foi eleito ao conselho do Condado de New Castle (equivalente ao cargo de vereador). Em 1972, aos 29 anos, venceu a primeira eleição para o Senado, sendo o quinto senador mais jovem da história americana.

Em 18 de dezembro de 1972, a mulher e os três filhos de Biden sofreram um grave acidente automobilístico. A mulher, Nellia, e uma das filhas, Naomi, morreram no acidente. Diante do trauma, Biden pensou em renunciar, mas, após apelos da liderança do Partido Democrata, é empossado, ao lado dos leitos hospitalares dos dois filhos que sobreviveram.

Para cuidar dos filhos, ele continuou morando em Wilmington e indo de trem todos os dias até Washington, hábito que mantém até hoje.

p(tagline) Com Efe e France Presse

F.Online

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

1 × um =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes