sábado, 27/04/2024
InícioBrasilProibição de nepotismo trará problemas políticos a prefeitos, diz associação de municípios...

Proibição de nepotismo trará problemas políticos a prefeitos, diz associação de municípios

O presidente da ABM (Associação Brasileira de Municípios), José do Carmo Garcia, disse que a súmula do STF (Supremo Tribunal Federal) que proíbe a contratação de parentes nos três Poderes vai trazer problemas políticos e financeiros para alguns prefeitos.

De acordo com ele, a decisão do STF deve obrigar parte das prefeituras a demitir um grande número de servidores comissionados, o que pode acarretar em despesa alta com o pagamento de direitos trabalhistas, como 13º salário e férias.

“Algumas prefeituras vão ter problemas, isso não tem como a gente descartar. A solução é cumprir a determinação [do STF] e redimensionar os gastos para honrar os pagamentos”, disse ontem o presidente da ABM, ex-prefeito da cidade paranaense de Cambé, que apoia a súmula do STF.

Segundo Garcia, outro complicador é que a decisão saiu no fim do mandato dos atuais prefeitos. Isso deverá obrigar parte deles a readequar o orçamento do município para pagar os servidores comissionados demitidos, já que a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite que restos a pagar sejam deixados para o sucessor.

“Eu aconselho que os prefeitos façam todos os esforços no sentido de não só efetivar as demissões, mas honrar os custos provenientes dessas rescisões. Não pode deixar restos a pagar, porque vai ferir uma legislação. Por outro lado, deixar que um parente seu tenha que receber do seu sucessor é mais complicado ainda”, disse.

F.Online

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezessete − 9 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes