terça-feira, 14/05/2024
InícioCidadeOperação de Natal fiscaliza mais de mil empresas em Mato Grosso

Operação de Natal fiscaliza mais de mil empresas em Mato Grosso

Mais de mil empresas foram fiscalizadas em Mato Grosso pelo Procon na operação 'Natal Legal', iniciada no último dia 1º de novembro. O objetivo é verificar se as lojas têm cumprido as exigências estabelecidas pelo órgão de defesa do consumidor no que se refere a informar aos clientes as formas de pagamento aceitas, manter em locais visíveis os preços de mercadorias e critérios estabelecidos na hora do pagamento. De acordo com a superintendência do Procon no estado, as empresas que não estiverem de acordo com a lei podem ser atuadas e pagar multas que variam de R$ 400 até R$ 6 milhões.

Somente na região da Grande Cuiabá, que abrange ainda Várzea Grande, 160 estabelecimentos foram visitados desde o início dos trabalhos. Além da capital, empresas de mais 31 cidades serão vistoriadas. De acordo com a superintendente do Procon no estado, Gisela Simona Viana de Souza, até o momento, a maior irregularidade constatada refere-se à precificação dos produtos, isto é, a ausência de preços nos produtos expostos aos consumidores tanto em vitrines quanto em prateleiras. "Advertimos para o cumprimento da lei, fornecimento dos preços nas vitrines, ter os preços visíveis", disse, ao G1.

De acordo com a superintendente, a operação ocorre em duas etapas. Na primeira, as empresas visitadas são notificadas. Quem não se adequar é autuado, posteriormente. "A operação vai até o dia 29 de dezembro e queremos atingir todas as lojas, como da região metropolitana de Cuiabá. Sabemos que quando há a fiscalização mesmo quem não foi notificado nos procura [para receber orientações]", acrescentou Gisela Souza.

Durante as visitas, os fiscais do Procon observam também se os descontos oferecidos em promoções de final de ano estão sendo cumpridos pelos lojistas e se há diferenças de preços entre produtos baseado na escolha do cliente quanto às formas de pagamento: cheque, cartão de crédito, por exemplo.

Para Gisela Souza, quanto mais informações tiver o cliente, mais ganhará o comércio. "A informação é respeito ao consumidor", complementou.

Movimento
Na última semana que antecede o Natal, o movimento do comércio aumentou. Os lojistas estão otimistas quanto ao aumento nas vendas neste mês. De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), a expectativa é que o comércio de produtos aumente até 50% na comparação com os chamados 'meses normais' do ano, quando não há festividades.

Mas conforme a Câmara, o crescimento varia de segmento para segmento. A maior projeção para crescimento refere-se às lojas especializadas no comércio de brinquedos, cujo aumento pode chegar a até 60% este mês. Confecção e perfumaria também devem crescer na ordem de 40% e 30%, respectivamente.

Leandro J. Nascimento
Do G1 MT

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

sete + 10 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes