quarta-feira, 15/05/2024
InícioMundoPapa afirma que diálogo entre religiões é "uma necessidade vital

Papa afirma que diálogo entre religiões é “uma necessidade vital

“Do diálogo com o Islã depende nosso futuro, é uma necessidade vital. Precisamos absolutamente manter um diálogo autêntico com o objetivo de superar as dificuldades”, afirmou o papa ante os 22 embaixadores e quinze representantes de associações representativas na Itália do mundo muçulmano convocados pelo Vaticano.

Durante o encontro, Bento 16 reiterou seu “respeito” para com a religião muçulmana após a polêmica suscitada por suas declarações sobre o Islã pronunciadas na Alemanha.

O chefe da Igreja Católica assegurou que estava “satisfeito de ter convocado a reunião para assim consolidar os laços de amizade entre a Santa Sé e os países muçulmanos do mundo”, sem entrar a fundo na controvérsia causada por seu pronunciamento sobre fé, violência e Islã na Universidade de Ratisbona e que desencadeou a ira da comunidade muçulmana.

“As circunstâncias das quais nasceu este encontro são conhecidas”, se limitou a dizer. O discurso do papa foi transmitido ao vivo pelas redes de televisão árabes e traduzido para o árabe pela assessoria de imprensa da Santa Sé.

A reunião, que durou cerca de meia hora, foi realizada na Sala Suíça da residência pontifícia e o discurso do papa foi pronunciado em francês. “O respeito exige reciprocidade, sobretudo do ponto de vista da liberdade religiosa”, afirmou o papa, citando o “memorável discurso do papa Karol Wojtyla aos jovens de Casablanca, no Marrocos”, acrescentou.

Bento 16 pediu aos diplomatas que levem em consideração “as lições do passado para que ajudem a buscar a via da reconciliação”. Os embaixadores se limitaram a ouvir as palavras do papa.

Depois de seu breve discurso, o papa se levantou de seu trono e saudou um por um seus hóspedes. A audiência foi transmitida pela televisão do Vaticano, assim como pelo canal árabe via satélite al-Jazeera.

Após o encontro, Edward Ismail Yelda, embaixador do Iraque na Santa Sé, assegurou à imprensa que o pontífice falou como era esperado ao querer construir “uma ponte entre as religiões”.

US

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

treze + um =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes