sábado, 18/05/2024
InícioPolíciaPesquisadores buscam informações sobre a violência e criminalidade em MT

Pesquisadores buscam informações sobre a violência e criminalidade em MT

Desde o último mês, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), está realizando a pesquisa “Condições de vida e Vitimização no Estado de Mato Grosso”, que objetiva buscar informações detalhadas e traçar um mapa sobre a violência e criminalidade no Estado.

A pesquisa está apurando informações sobre vítimas de crimes, investigando as razões da existência da subnotificação de crimes, além de identificar os riscos de vitimização em diferentes grupos sociais, mensurar o medo do crime e sua relação com possibilidades concretas de vitimização, e assim buscar entender a experiência do crime do ponto de vista das vítimas e também avaliar as instituições do sistema de segurança pública do Estado.

A pesquisa está sendo executada pela Fundação Euclides da Cunha do Rio de Janeiro, vencedora do processo licitatório, vinculada ao Núcleo de Pesquisas da Universidade Federal Fluminense.

Serão aplicados quatro mil questionários nos municípios do Estado com população superior a quatro mil habitantes, selecionados por meio de critérios estatísticos, contemplando as 12 regiões de planejamento do Estado.

Essa pesquisa em Mato Grosso difere das demais já realizadas em âmbito nacional, por ter duas abordagens: A Quantitativa, onde serão aplicados quatro mil questionários em ambiente urbano, e a Qualitativa, que terá enfoque a crimes relacionados à violência no campo, conflitos agrários, crimes contra o meio ambiente, crimes contra menores/adolescentes/mulher (lei Maria da Penha) e relação de trabalho, crimes contra o Patrimônio e a Vida.

O trabalho de campo já está em andamento em todo o Estado. A Sejusp alerta que os pesquisadores estão identificados com bolsa e camisetas com a logomarca da empresa DataUFF. Todas as informações fornecidas serão mantidas em sigilo, e será de extrema valia para a implementação de políticas públicas de segurança para o Estado. A expectativa é que ate o mês de novembro o trabalho seja concluído.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

quatro × 5 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes