segunda-feira, 29/04/2024
InícioBrasilPF deve pedir prisão preventiva de um terço dos detidos na Xeque-Mate

PF deve pedir prisão preventiva de um terço dos detidos na Xeque-Mate

A Polícia Federal inicia nesta terça-feira a análise dos depoimentos dos detidos na Operação Xeque-Mate que irão embasar o pedido de prisão preventiva que será feito amanhã. Segundo estimativa de Alexandre Custódio, delegado que preside os inquéritos, a lista deverá ter entre 15 a 20 dos 67 detidos. As 67 prisões temporárias vencem na quarta-feira.

Irmão de Lula admite que ligou para advertir Vavá

A pedido da Polícia Federal, a Justiça Federal de Mato Grosso decretou a quebra dos sigilos fiscal e bancário de todos os 85 envolvidos nas fraudes investigadas na Operação Xeque-Mate que tiveram prisão temporária decretada.

A quebra inclui as contas bancárias e dados fiscais como as declarações ao fisco do compadre do presidente Lula, Dario Morelli Filho, e do ex-deputado estadual do Paraná, Nilton Cezar Servo.

A PF tem em mãos, por exemplo, informações sobre as declarações de rendimentos dos acusados de envolvimento e parte dos dados sobre suas movimentações financeiras identificadas pela Receita Federal a partir do recolhimento de CPMF. Os dados são considerados de grande importância já que poderão expandir as investigações e confirmar conexões já identificadas nas escutas telefônicas. Entre outros objetivos, a PF busca rastrear o caminho do dinheiro movimentado pela quadrilha.

A análise das informações remetidas pela Receita, por exemplo, já apontou a suspeita de que o compadre do presidente Lula teria registrado uma movimentação financeira crescente nos últimos anos cinco anos, supostamente incompatível com seus rendimentos. Morelli Filho declarou à PF receber um salário de R$ 4,8 mil como assessor da diretoria da Saned (Companhia de Saneamento da Prefeitura de Diadema). Também afirmou que complementava seus rendimentos com serviços prestados ao PT por intermédio da micro-empresa Dario Morelli ME, especializada no aluguel de automóveis. Os dados mostram somente em 2005, ele teria registrado movimentação financeira superior a R$ 600 mil.

Até amanhã, os primeiros inquéritos concluídos deverão dar entrada no Ministério Público Federal, para análise e formulação da acusação de cada envolvido em crimes, pelos quais serão indiciados. A maioria deles, conforme os autos, reponde por corrupção ativa e passiva, contrabando e formação de quadrilha.

O que é a Operação Xeque-Mate

No dia 4 de junho, a operação Xeque-Mate prendeu 77 pessoas de cinco quadrilhas ligadas a importação e exploração de caça-níqueis. As máquinas eram contrabandeadas do Paraguai e distribuídas em vários Estados.

Entre os presos estão empresários, advogados e policiais civis e militares acusados de receber propinas para facilitar as atividades da organização. A operação atingiu também o irmão mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Genival Inácio da Silva, o Vavá. Ele foi indiciado sob a acusação de tráfico de influência no Executivo e exploração de prestígio no Judiciário.

US(Com Agência Estado)

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

16 − treze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes