quarta-feira, 15/05/2024
InícioPolíciaPF ouve depoimentos e analisa documentos apreendidos na Operação Cartilha

PF ouve depoimentos e analisa documentos apreendidos na Operação Cartilha

Seis pessoas já prestaram depoimento no inquérito que apura as supostas irregularidades em licitações e contratações feitas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). O delegado responsável pelo caso, Márcio Carvalho, da Polícia Federal, disse à TV Centro América que os interrogatórios vão continuar nos próximos dias e que não há prazo para a conclusão do inquérito. O material apreendido pela polícia durante a “Operação Cartilha” também está sendo analisado pela Polícia Federal e técnicos da Controladoria Geral da União.

Na quinta-feira passada, a Polícia Federal deflagrou a Operação Cartilha para investigar prejuízos que podem chegar a R$ 9,9 milhões com supostas fraudes no Senar. O inquérito policial instaurado em 2009 com base em relatório de auditoria da CGU em Mato Grosso apura aquisições de cartilhas e manuais destinados à execução do programa “Agrinho” e do “Programa de Formação Rural e Promoção Social”, ambos de responsabilidade do Senar/MT.

De acordo com a PF, as investigações indicam que contratações de entidades sem fins lucrativos visavam na realidade o favorecimento de empresas do ramo gráfico em Brasília, sendo estas as reais recebedoras dos pagamentos originados de contratações sem licitação e com indícios de superfaturamento.

Interventor assume Senar-MT

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho Deliberativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), senadora Kátia Abreu, determinou a intervenção na Administração Regional do Senar de Mato Grosso. Na resolução 001/2010, assinada por Kátia Abreu, a CNA afasta das suas funções por tempo indeteminado o superintendente do Senar-administração regional em Mato Grosso e o presidente do Conselho Administrativo.

A CNA nomeou como interventor Elusio Guerreiro de Carvalho, que assumiu ontem e já responde como superintendente e presidente do Conselho Administrativo. A presidente da CNA disse em Brasília que as medidas têm como objetivo, contribuir com as investigações de supostas irregularidades na unidade.

O superintendente do Senar em Mato Grosso, Normando Corral afirmou que as medidas tomadas são normais diante das investigações que estão acontecendo no Senar.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é uma instituição criada em 1991, para organizar, administrar e executar a formação profissional do trabalhador rural. É vinculado ao Ministério da Agricultura e tem, como primeira fonte de renda, as contribuições de 2,5% sobre a remuneração paga aos empregados nos ramos agroindustriais, agropecuários, extrativistas e cooperativistas.

Fonte:TVCA

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezesseis − quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes