quinta-feira, 16/05/2024
InícioMundoPIB do Japão encolhe no quarto trimestre

PIB do Japão encolhe no quarto trimestre

A economia do Japão encolheu 0,3 % no quarto trimestre em relação ao período anterior, mostraram dados do governo nesta segunda-feira.

Os dados do PIB (Produto Interno Bruto) do país foram afetados pelo fim de um incentivo do governo à compra de carros e pela desaceleração das exportações.

A previsão de analistas era de queda de 0,5 % do PIB. É o primeiro número negativo em cinco trimestres.

CHINA

O PIB do Japão cresceu 3,9% em termos nominais durante 2010, ano em que a China o superou como segunda economia mundial, anunciou nesta segunda-feira o governo japonês.

O Executivo japonês já tinha descontado no dia 20 de janeiro, quando se divulgou o crescimento de 10,3% da China (US$ 6 trilhões em termos nominais), que o país vizinho o tinha relegado ao posto de terceira potência mundial após 42 anos como segunda economia do planeta.

O valor do PIB nominal do Japão nos 12 meses de 2010 foi de 479,223 trilhões de ienes (US$ 5,74 trilhões).

Entre outubro e dezembro, o PIB japonês caiu 1,1% em taxa anualizada, pela primeira vez desde o período julho-setembro de 2009, e se contraiu 0,3% com relação ao trimestre anterior, informou o governo japonês.

Essa queda se deve especialmente ao retrocesso de 0,7% no consumo privado, uma variável que representa 60% do PIB japonês e que se viu afetada pelo fim das ajudas à compra de produtos ecológicos e a alta dos preços do tabaco nesse trimestre.

Além disso, no trimestre outubro-dezembro de 2010, penúltimo do ano fiscal japonês, o investimento público retrocedeu 5,8%, embora a despesa de capital tenha aumentado 0,9%, ambos com relação ao trimestre imediatamente anterior.

O fim do reinado do Japão como segunda economia mundial acontece em um momento no qual este país tenta pôr freio à grande dívida pública, à persistente deflação e ao risco que representa para o motor exportador um iene forte.

O BOJ (Banco do Japão, banco central japonês) prevê que o Japão cresça 2,1% durante este ano fiscal, que termina em março de 2011, e o faça em 1,8% no seguinte exercício.

Apesar dos maus dados registrados entre outubro e dezembro de 2010, espera-se que entre janeiro e março deste ano a economia japonesa volte a gerar riqueza, especialmente graças à recuperação das exportações.

F.Com

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

treze + 7 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes