segunda-feira, 13/05/2024
InícioAgronegócioPiscicultura será fortalecida com entrega de caminhões "Feira do Peixe" nesta quinta

Piscicultura será fortalecida com entrega de caminhões “Feira do Peixe” nesta quinta

A solenidade de entrega de três caminhões ‘Feira do Peixe’ será realizada, nesta quinta-feira (24.02), durante visita da ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvat. Os caminhões serão destinados aos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Complexo Nascentes do Pantanal e Vale do Rio Cuiabá e uma unidade para a prefeitura da Capital. O ato de entrega acontecerá no Mercado do Peixe, bairro Porto, às 16h.

Os beneficiários foram classificados por critérios técnicos exigidos em edital do Ministério da Pesca e Aquicultura. As três unidades do Caminhão Feira do Peixe que Mato Grosso receberá fazem parte da primeira etapa do Programa Peixe nos Bairros do Ministério, que tem a meta de chegar a 200 veículos.

De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Renaldo Loffi, o caminhão ‘Feira do Peixe’ irá impulsionar a piscicultura no Estado de Mato Grosso. “Fomentar a cadeia produtiva do peixe e torná-lo mais acessível para a população. O intuito é que o peixe faça parte do cardápio da população mato-grossense e os caminhões chegam numa época boa, próximo à semana santa”, frisa o secretário Loffi.

A prefeita de Lambari D’Oeste e presidente do Consórcio na região Oeste, Maria Manea da Cruz, disse que o Caminhão Feira do Peixe será muito importante para incentivar a produção e estruturar a comercialização do peixe na região, permitindo que o produtor de pescado comercialize o produto direto ao consumidor. “Sem os intermediários, o preço vai ser reduzido e aumenta o ganho para o piscicultor. Além disso, facilita o acesso do público, já que o caminhão torna-se uma espécie de peixaria móvel. A cada período, conforme agenda, o caminhão chega a uma cidade, bairro ou a uma comunidade e vende ali, o pescado. Com esta aproximação tenho certeza que o habito alimentar da população será alterado com um maior consumo de peixe”, complementou Maria Manea.

PEIXE NOS BAIRROS – O Programa Peixe nos Bairros visa à distribuição, por meio de editais, dos caminhões feira do peixe, uma espécie de peixaria móvel. Os veículos oferecem diversas vantagens. A partir do seu uso a logística de escoamento da produção será mais prática e rápida, além de ser uma boa ferramenta para organização dos pescadores no município ou região.

A “feira móvel” possui uma carroceria frigorífica projetada para a armazenagem e comercialização de pescado, equipada com câmaras frigoríficas que podem ser usadas para armazenamento de pescado congelado e fresco e tem capacidade de transporte superior a 3,5 toneladas. Equipado ainda com balança, cupom fiscal, expositores do produto e câmara fria.

As características técnicas permitem que o caminhão seja aberto e transformado em um ponto de comercialização, que funciona como uma feira ambulante ou peixaria móvel. Abastecido com pescado, ele circula pelos bairros, vilas e comunidades de determinados municípios levando o peixe diretamente aos consumidores. Um mesmo veículo pode atender a um grupo de pequenos municípios, como é o caso dos consórcios e associações municipais.

MAIS RENDA

Diagnósticos revelam que grande parte da problemática estrutural do setor pesqueiro artesanal está vinculada à deficiência de acesso aos meios de conservação do pescado, principalmente ao gelo. Outra questão é a dificuldade de comercialização direta, de produtos da pesca artesanal e aquicultura familiar, pela ação de intermediários na cadeia produtiva, acarretando menores rendimentos para os pescadores artesanais e pequenos aquicultores.

MUNICÍPIOS BENEFICIADOS

O caminhão ‘Feira do Peixe’ irá beneficiar o Consórcio Vale do Rio Cuiabá que compõe os municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé e o Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal de Araputanga que agrega Cáceres, Curvelândia, Glória D”Oeste, Indiavaí, Lambari D”Oeste, Mirassol D”Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e Várzea grande.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

3 + 8 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes